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No alvo: marketing digital que dá resultado

jan 1, 2019


Acabamos de ver no blog as novas tendências que prometem dominar as estratégias de comunicação no marketing digital em 2019. Mas 2018 também foi um ano de muitos desafios e novidades na área.

Para pensar um pouco sobre esse percurso, a ETC te convida a conhecer dois cases que provaram a eficiência e os resultados de um bom conteúdo web: nossos clientes da Marpress e da Zul Digital.  

Porque aqui na agência, o simples fazer não é o bastante. Na ETC, o lema é: produzir e testar, analisar e aprender! Não se esqueça: toda estratégia de marketing digital é elaborada para, no futuro, ser avaliada e – importante – constantemente aprimorada.

Os cases

Em setembro, a Marpress, tradicional empresa de tecnologia on board, procurou a ETC. O que eles buscavam? Um planejamento de comunicação para intensificar a presença online da marca.

O desafio estava posto já no primeiro encontro: um público restrito e uma linguagem bem distante das redes sociais. Falar de uma forma leve sobre mineração, equipamentos pesados, empilhadeiras e segurança do trabalho no Instagram e Facebook não é nada simples.

Pouco depois, em outubro, o aplicativo Zul Digital também nos trouxe outro desafio: lançar a novidade do rotativo digital no mercado de Belo Horizonte, conquistando novos usuários em meio à concorrência. Um contexto e um universo completamente diferentes dos da Marpress.

Foram necessárias estratégias de marketing digital bem específicas, com alguns elementos em comum, para cada caso. Quer saber quais foram elas, e os resultados obtidos? Continue lendo aí embaixo.

 1.Impulsionamento de posts

Para os dois clientes, uma das estratégias de marketing digital usada foi o impulsionamento das publicações no Facebook e Instagram. Como ambos estavam iniciando sua presença online, ele foi essencial para conquistar não só visualizações na página, mas novos seguidores e o principal: engajamento.

No caso da Zul Digital, os impulsionamentos foram feitos em todos os posts e, semanalmente, também na página. Dá uma olhada nos resultados.

Em cerca de dois meses de trabalho, o perfil da Zul alcançou mais de 3 milhões de visualizações no Facebook, com um crescimento no engajamento de quase 2.000%. Além disso, em razão das estratégias de promoção utilizadas, foram cerca de 450 mil impressões

Já no planejamento de marketing digital da Marpress, as promoções da página foram mensais. Por semana, eles impulsionaram três posts.

Em dois meses, o perfil do Facebook alcançou cerca de 80 mil usuários da plataforma. Consequentemente, ele obteve um engajamento tamanho que mais de 2 mil pessoas falaram sobre a marca na rede social.

Percebeu como impulsionar faz uma enorme diferença? 

Além de aumentar o alcance das páginas, ele é um recurso que permite segmentar o público. Ótima opção para ampliar a eficácia das ações online já que, como mostramos aqui no blog, o Facebook está diminuindo o alcance orgânico cada vez mais.

2. Parceria com influenciadores

Outra estratégia do plano de marketing da Zul foi a parceria com influenciadores digitais. Como o produto era novo no mercado, foi preciso mostrar que o serviço era confiável e ensinar ao público como usá-lo. Para isso, convidamos influenciadores para testar o aplicativo e fazer resenhas em seus blogs ou perfis sociais.

O resultado? Os downloads do aplicativo dispararam. Conseguimos fidelizar o público e dar credibilidade para a marca. E se você ainda não entende muito bem o impacto de uma dessas “webcelebridades”, já mostramos aqui como trabalhar com o marketing de influência no nosso blogpost sobre o assunto.

3. Blogpost e E-books

Por sua vez, o planejamento de marketing digital da Marpress trabalhou intensamente as diversas etapas do funil de vendas. Para atrair e converter leads, foi necessário produzir conteúdos diferentes para cada etapa.

O universo da empresa era denso, técnico, e foi necessário traduzir o papel e a importância de cada produto – transformando usuários e seguidores em clientes.  Para isso, a estratégia foi produzir blogposts e e-books, usando as técnicas de SEO.

Nesse caso, a pesquisa de palavras-chaves e conteúdos relevantes para a persona fizeram toda diferença. Foi possível posicionar o site da Marpress lá em cima no ranking do Google e atrair mais visitantes por meio das pesquisas orgânicas.

Além disso, atrelar os conteúdos divulgados nas redes sociais ao site também agregaram novos leads. Em apenas uma publicação de blogpost no Facebook, tivemos mais de 300 curtidas e 18 compartilhamentos. Perfeito para aumentar o alcance online e a credibilidade da marca.

Com as estratégias, conseguimos posicionar a Marpress como especialista e referência na sua área de atuação.

4. E-mail Marketing

Para completar as etapas do planejamento da Marpress, os e-books produzidos converteram leads e ampliaram o mailing da empresa. E para manter um bom relacionamento com esses novos clientes e contatos, o envio de e-mails marketing foi fundamental.

Com a automatização da plataforma parceira da ETC, a RD Station, foi possível manter periodicidade no envio da newsletter. E isso foi essencial para fidelizar visitantes e aumentar as vendas.

E lembre-se: todo plano de marketing digital deve conversar entre si. Uma estratégia isolada dificilmente terá o mesmo resultado positivo que um conjunto de técnicas elaboradas em conjunto, em prol de um objetivo final.
Seja sucesso com a ETC também

Ufa, quanta coisa, não é mesmo?

Pois é, para bons resultados, o trabalho é árduo e contínuo. Mas o essencial é: todo planejamento de comunicação realizado pela ETC é voltado, e especificamente pensado, para os objetivos de cada cliente.

Nosso foco é o resultado. É você.

Venha ser um case de sucesso na ETC Comunicação. Vamos conversar?



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