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O algoritmo das redes sociais

nov 9, 2018


Levanta a mão quem já pesquisou um produto ou assunto na internet e, logo em seguida, viu um monte de propagandas relacionadas a eles surgir nas suas redes sociais. Sabe de quem é a culpa? Do famoso algoritmo da internet.

Já ouviu falar dele? Em entrevista para o El País, Ricardo Peña Marí, professor da Faculdade de Informática da Universidade Complutense, definiu o algoritmo como um “conjunto de regras que, aplicadas sistematicamente a alguns dados de entrada apropriados, resolvem um problema em um número finito de passos elementares”.

Parece complicado, né? Mas na internet, ele é simplesmente usado para aproximar marcas dos usuários, e usuários dos seus interesses. Como? Coletando os dados de acordo com a experiência do internauta e calculando suas tendências e interesses.

Já reparou que, nas suas redes sociais, as páginas e amigos com que você mais interage são os que mais aparecem na sua timeline? São as redes sociais usando um algoritmo para entender a experiência do usuário e oferecer os melhores serviços para ele.

Cada uma tem um algoritmo diferente. E para que a marca tenha destaque e um bom alcance orgânico na internet, é preciso entender como funciona o conjunto de regras de todas elas.

Mesmo que as plataformas não deixem claro como os cálculos são feitos, com o uso constante é possível entender quais variáveis têm maior peso.

Por isso, a ETC revela os pontos nos quais sua empresa deve prestar atenção na hora de criar seu planejamento de marketing digital para as duas principais redes sociais no Brasil.

O algoritmo é diferente para cada rede sociais. Fique atento!

INSTAGRAM
Até pouco tempo, as publicações do Instagram eram apresentadas ao usuário por ordem cronológica. A preferência ficava para quem publicava mais vezes e em diversos momentos do dia.

Só que recentemente, o algoritmo do Instagram mudou! A cronologia ainda conta, mas o seu peso é menor. E a interação dos usuários com a página tem um peso muito maior.

A rede agora prioriza páginas com seguidores que têm maior engajamento e relacionamento. Ou seja, publicações com mais comentários e curtidas terão um alcance orgânico muito melhor do que as outras.

E a dica para ter um bom engajamento nessa rede é investir em conteúdos visuais. Vídeos curtos e imagens bonitas dominam as publicações do Instagram.

Além disso, incentivar o engajamento dos seguidores é muito importante. Faça postagens com perguntas, crie sorteios, faça enquetes nos stories e lembre-se de sempre responder os comentários para aumentar a interação da página.

FACEBOOK
A cada dia, existem mais de 1.500 possíveis posts para serem visualizados por um usuário médio no Facebook. Como a rede escolhe qual publicação será apresentada em cada timeline?

Por meio de um algoritmo chamado EdgeRank. O cálculo dele se baseia em três pilares: afinidade, relevância e tempo.

Assim como o Instagram, o Facebook prioriza os posts que têm maior engajamento. Ou seja: quanto mais compartilhamentos, curtidas e comentários, maior será o alcance orgânico da página. Porém, recentemente, a rede anunciou que priorizará publicações de amigos e familiares na timeline. A ideia da rede é aprimorar a experiência do usuário, aproximando-o de assuntos do seu interesse.

O que obriga as empresas a investirem mais em publicações pagas. Vale lembrar que, diferentemente do Instagram, o Facebook permite que os usuários deixem de seguir as páginas, bloqueando suas publicações para o internauta.

Por isso, as marcas devem ter atenção redobrada na produção de conteúdos para essa rede. Publicar conteúdos relevantes e de real interesse do público-alvo é essencial para aumentar o engajamento da página.



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