Relacionado à narrativa e à capacidade de contar histórias interessantes, o conceito de storytelling vem atraindo muitas empresas nos últimos anos e sendo utilizado como forma de conquistar a atenção e a confiança de clientes.
A utilização de palavras e/ou recursos audiovisuais para contar uma história ao mesmo tempo em que se busca, indiretamente, vender produtos e serviços está aproximando empresas e clientes e é esse um dos segredos da técnica.
Um dos principais pontos do storytelling é dar significado emocional a determinados elementos técnicos a partir de um conceito. Ou seja, de forma interativa, o “contador de histórias” irá organizar fatos reais e uma estrutura que trabalhe elementos e mensagens por meio de uma narrativa. Tudo isso, levando em conta fatores como: interatividade, atração visual, emoções, diálogos realistas, personagens com os quais o público se identifique e, principalmente, um conflito que é resolvido ao longo da história.
As histórias são ferramentas de extrema importância quando se fala em estratégias de comunicação: além de cativar os clientes, ajudam a fazer com que seu público potencial compreenda melhor o seu produto ou serviço, sem que isso seja feito de forma invasiva.
Dicas para utilizar o storytelling em sua campanha:
- Tenha um objetivo definido ao contar sua história
- Faça com que seu público se importe com o que está sendo compartilhado
- Crie personagens humanos, ou seja, que promovam uma identificação com seu público
- Histórias são sobre pessoas e seus sentimentos
- Estruture sua narrativa: começo, meio e fim
- O bom humor pode ser a chave para atingir o emocional daqueles que você deseja
- Atente-se a sua segmentação de target (idade, sexo, profissão)
- Cuidado com histórias muito longas
- Fale sempre a verdade
- Surpreenda!
———————————————————————————————————-
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.
ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG