Fechando o cerco: fake users e bots no Instagram

4, dez 2018


O Instagram já tem mais de 50 milhões de usuários no Brasil e é o queridinho das empresas na hora das estratégias de marketing digital.

 

Mas a plataforma está sendo invadida por fake users e bots!

 

Para conter o movimento, a rede excluiu cerca de 754 milhões de contas falsas em todo o mundo no último trimestre. Um dos maiores motivos é que a chuva de comentários e pedidos para adesão que eles vinham espalhando acabava por diluir o propósito da plataforma, que é aproximar você do seu amigo e das marcas dos seus clientes.

 

A ETC Comunicação é especialista em planejamento de marketing digital, visando o fortalecimento online das marcas. Por isso, no blog post de hoje, vamos te explicar como identificar os fake users, e dar algumas dicas para montar o perfil ideal para a sua empresa.  

Evite fake user no Instagram

Primeiro: quem são os fake users?  

 

São contas que usam os bots, mecanismo automatizados para ganhar seguidores, comentar nas publicações e até mesmo seguir outros usuários.

 

Em  algumas contas, é mais difícil perceber, mas existem aquelas que são nitidamente usuários falsos. Quer saber por que?

 

1. Verifique os números

 

Uma discrepância muito grande na quantidade de seguidores e seguindo tende a indicar um fake user. Verifique também o número de curtidas em uma publicação, e o de seguidores. Um perfil seguido por mais de 9 mil usuários, por exemplo, deve ter um alto número de curtidas e comentários, não é mesmo?

 

Se uma página com essas 9 mil conexões tem apenas 30 curtidas, pode saber: alguma plataforma de automatização foi utilizada para comprar seguidores.

 

2. Biografias realistas

 

Usuários falsos não completam as biografias e o perfil básico. Contas verdadeiras e oficiais de marcas têm dados completos.

 

Pense: por que uma empresa iria querer esconder seus contatos ou informações sobre ela mesma? Ficar atento a esses detalhes é importante para não cair em pegadinhas.

 

3. Comentários incomuns

 

Recebeu algum comentário esquisito, com algum emoji aleatório nas suas publicações? É bem provável que o perfil seja falso. Isso acontece porque os fake users usam bots para disparar comentários em busca de visibilidade.

 

E qual o problema?

 

Agora que você entendeu quem são os fake users, aposto que está se perguntando: e daí, qual o problema desses perfis falsos, além de lotar suas notificações com pedidos para seguir páginas aleatórias?

 

Temos que lembrar que o objetivo do Instagram é aproximar as pessoas. Para isso, os perfis precisam corresponder à realidade. O objetivo é humanizar os conteúdos e trazer os clientes para perto da marca.

 

Para que seus clientes cheguem até sua página, é preciso seguir um planejamento estratégico de marketing digital.

 

O seu perfil, além de ter informações verdadeiras sobre os seus serviços, precisa também contar com interações reais. É fundamental entender que tudo tem que um propósito: criar um relacionamento próximo e saudável entre sua marca e o cliente.

 

Não dispare comentários ou mensagens automáticas sem uma estratégia. Saiba analisar as interações dos seus seguidores. E não tenha vergonha: perceba estratégias que deram certo e repita!

 

Acima de tudo, tenha uma equipe especializada em criar conteúdos criativos, humanizados e atrativos. E se quiser ter resultado e seguidores de verdade, seja verossímil nas suas informações.

 

Faça ofertas autênticas e tenha resultados reais!

 

A ETC Comunicação é especialista em planejamento de marketing. Marque uma conversa com a gente!

 

Construa uma forte presença online!

 



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *