Escola de Belo Horizonte ensina empreendedorismo para crianças e jovens

1, mar 2019


A Enterprising UP – Academia de Ideias é um programa dirigido a crianças e jovens, que são estimuladas a empreender através de dinâmicas, jogos lúdicos e outras ferramentas motivadoras e prazerosas

 

Segundo pesquisas da Endeavor, uma das maiores organizações de apoio ao empreendedorismo de alto impacto no Brasil, o número de empreendedores no país cresceu 44% nos últimos 10 anos, chegando a 28% da população entre 16 e 64 anos. Dos 72% que ainda não são empreendedores, 33% têm vontade de ser.

Engana-se quem pensa que essa habilidade é despertada somente nos adultos. O empresário Breno Lima, sócio-diretor da Enterprising UP – Academia de Ideias, atua desde 2015 em Belo Horizonte oferecendo cursos inovadores para crianças e jovens de 04 a 18 anos. As atividades são voltadas para a conexão entre o universo empreendedor e o aprendizado da língua inglesa, e imersas em um ambiente dinâmico, onde o estudante tem participação ativa através de jogos lúdicos e outras ferramentas motivadoras e prazerosas.

Para Lima, o empreendedorismo não é algo que nasce com a pessoa, é uma arte que pode ser trabalhada em qualquer idade. “Quanto mais cedo esse conhecido for estimulado, maiores as chances de uma pessoa se tornar um empreendedor de sucesso. A Enterprising UP vem exatamente cumprir esse objetivo que é pouco explorado nas escolas. Nosso papel é o de complementar o ensino tradicional, e não de substituí-lo. Para isso, temos uma proposta de criar mini empreendedores, que aprendam desde cedo comportamentos, valores e atitudes de sucesso, superando os obstáculos e sendo guiados pelo caminho da criatividade. Na Enterprising UP, ensinamos que os bons negócios não se tratam somente de uma fonte de riqueza, mas também de uma consciência social”, explica.

De acordo com Lima, os pais são fundamentais na hora de estimular o empreendedorismo na vida das crianças e jovens. “A família deve mostrar a necessidade de lutar e se esforçar para alcançar seus objetivos. Pequenos ensinamentos e gestos, como a importância de ajudar o próximo, ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades empreendedoras. Com o auxílio dos pais, as crianças e jovens podem se tornar adultos preparados para imaginar, executar e alcançar seus sonhos, já que as competências empreendedoras não são exclusivas para quem vai montar um negócio próprio, mas cada vez mais valorizadas em todas as circunstâncias, seja na vida pessoal ou profissional”, pontua.

Segundo Fábio e Renata Toledo, pais do Felipe Toledo, de 09 anos, o curso de empreendedorismo da Enterprising Up fez muita diferença na vida do filho e de toda família. “Hoje, o Felipe tem outra percepção do jeito como vê, avalia e decide as situações do dia a dia. Em certos momentos ele até “exagera” nas argumentações, mas no fundo entendemos que ele está praticando uma nova forma de ver o mundo e relacionar com as pessoas. Nosso filho analisa riscos, avalia possibilidades e consequências, pensa nas pessoas, está descobrindo novas oportunidades e fazendo escolhas mais conscientes. Demonstra controlar suas frustrações e ter coragem para enfrentar as dificuldades e desafios. E o mais legal é que ele tem feito tudo isso dentro da própria realidade, sem perder o sentimento e comportamento de criança. Temos certeza de que o Felipe está descobrindo e desenvolvendo muitas habilidades que vão sustentar sua vida como um todo, pessoalmente e profissionalmente. Um ótimo caminho para conquistar o mundo”, contam.

 

Atuação e crescimento

Além da sede localizada na rua Paulo Afonso, 695, bairro Santo Antônio, a Enterprising UP atua em outros espaços, como as instituições de ensino Vila Buritis, a Escola Americana, o Colégio Franciscano Coração de Maria, o Sistema Logosófico de Educação e o Minas Tênis Clube. Desde que reestruturou seu modelo de negócio, em 2017, Breno Lima conta que cresceu 60% e, em apenas 06 meses, conseguiu pagar o investimento feito.

Para 2019, a expectativa é bem positiva e prevê a expansão da franquia para outros estados. “De 2015 até hoje, a Enterprising UP passou por algumas mudanças em sua estrutura comercial e pedagógica. Hoje, com os resultados colhidos no último ano, sinto que meu sonho de expandir o negócio para outros lugares está se aproximando. Isso é fruto de muito trabalho, além da mudança cultural nas instituições de ensino, que valorizam cada dia mais o empreendedorismo incentivado na infância”, diz.

 

Cursos

A Enterprising UP tem uma metodologia de ensino única e inovadora, trazendo ao aluno um ambiente propício a aprendizagem plena. Os consultores da academia são treinados a criar uma atmosfera em sala, na qual o estudante deixa de ser só um aprendiz e passa a ser contribuinte da aula. “Nossas técnicas foram desenvolvidas a partir do convívio em escolas e instituições nacionais e internacionais. Criamos para o aluno um ambiente completamente diferente do seu usual, seja no curso Empreendedorismo UP ou English UP, alimentando sua imaginação e criatividade. Além disso, o método de ensino EUP dá voz ativa ao aluno, motivando-lhe mais a participar de todas as atividades, e, consequentemente, contribuindo muito para as aulas”, afirma Lima.

 

Empreendedorismo UP – Dividido em três estágios (Kids, Junior e Teen), o curso oferece módulos que levam as crianças e jovens ao empreendedorismo através de uma linguagem singular. Cada etapa abrange temas importantes do mundo empreendedor, com acompanhamento de mentores capacitados. Ao final de cada semestre é desenvolvido um projeto, aplicando o que foi estudado nos módulos. O curso abrange a faixa etária de 04 a 18 anos e a carga horária é de 2 horas semanais.

 

English UP – Com um método inovador e ministrado 100% em inglês, as aulas promovem o aprendizado e conhecimento da língua inglesa, conectando os alunos ao mundo empreendedor. A linguagem do curso é singular e própria a cada aluno e faixa etária, ensinando-os através de dinâmicas e jogos lúdicos e motivadores. O resultado é a aquisição gradativa de domínio do inglês, em um processo saudável de desenvolvimento e diversão. O curso abrange a faixa etária de 04 a 18 anos e a carga horária é de 2 horas semanais.

 

——————–

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *