Você já percebeu que o número de empresas no Instagram tem crescido consideravelmente? E que o Instagram é a vitrine de muitos empreendimentos?
Esta é uma ação que vem dando certo pra muita gente. E você, já utilizou esta estratégia em seu negócio?
O Instagram é uma das melhores plataformas online de divulgação para os mais diversos tipos de negócios. Em 2015, foram registrados 300 milhões de usuários ativos, e o Brasil está entre os cinco países que mais utilizam essa rede social. Além disso, uma pesquisa divulgada pelo site Viver de Blog mostra que 65% dos usuários acessam o Instagram uma vez ao dia e 35% acessam várias vezes.
Se você ainda não incorporou a rede em seus negócios, é hora de colocar isto em prática! Se você já está no Instagram, aprenda como você pode impulsionar ainda mais esta estratégia!
Como utilizar o Instagram para meu negócio?
#1 – Cuide bem das imagens
No Instagram as imagens são as protagonistas, por isso, trate de utilizar belas fotografias, com boa resolução. Evite o uso exagerado de filtros e tome cuidado com imagens de humor. Dependendo da sua área de atuação e do tom da piada, isso pode causar um grande problema.
#2 – Não se esqueça do texto
As imagens ocupam papel de destaque, mas o texto é fundamental para o sucesso de sua marca no Instagram. Crie legendas criativas e envolventes que podem completar ou justificar o post.
Aproveite este espaço também para contar histórias, apresentar seus produtos e até mesmo seus clientes.
#3 – Escolha bem as hashtags
Faça uma pesquisa e encontre hashtags ligadas ao seu nicho. Crie também uma hashtag própria e incentive seus usuários a utilizá-la.Além de divulgar seu negócio, uma hashtag específica facilita o monitoramento da marca.
#4 – Faça um planejamento
Assim como em qualquer estratégia de comunicação, é preciso planejar cada ação desenvolvida no Instagram.
Monte um cronograma de postagens, faça um mapeamento de assuntos a serem abordados e veja o que os concorrentes estão fazendo.
Acompanhe e analise os números da página e de forma alguma deixe de responder seus seguidores.
#5 – Envolva seu público
Incentive seu público a postar fotos de seus produtos ou de seu serviço e a utilizar uma hashtag de sua marca.
#6 – Promova o seu produto
Utilize o Instagram para ensinar os seus usuários a melhor forma de utilizar o seu produto ou como contratar o seu serviço. Apresente seus diferenciais e como ele se encaixa no dia a dia das pessoas. O uso de imagens ajuda na melhor compreensão e facilita algumas explicações.
#7 – Utilize o Instagram Direct
Utilize o Instagram Direct para conversar com seus seguidores, agradecer por um compra ou foto, esclarecer dúvidas, oferecer descontos e divulgar promoções. Lembre-se sempre de buscar um meio-termo e respeitar a privacidade de seu usuário.
#8 – Mostre os bastidores
Humanizar a marca é uma tendência cada vez mais forte e, de certa forma, exigida pelo público. Mostre os bastidores de seu negócio: o dia a dia da empresa, funcionários, a produção, entre outras curiosidades.
# 9 – Aposte nos vídeos
Os vídeos no Instagram têm até 15 segundos de duração e são populares entre os usuários. Crie histórias, apresente sua marca e produtos, e envolva seu público.
#10 – SDV
Sim! Siga de volta! Essa é uma das maneiras mais simples de conhecer seu público. Conheça as preferências de seus seguidores e interaja com eles. Curta as postagens que você considerar interessantes e, quando realmente valer a pena, faça um comentário! Você irá ganhar a simpatia de seu público e vai incentivá-lo a fazer o mesmo em seu perfil!
Sobre a ETC:
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.
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