fbpx

Começa hoje a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes

jan 22, 2016


Segue até o dia 30, com exibição de 117 Filmes em pré-estreia abre o calendário audiovisual brasileiro

Hoje, dia 22, o calendário audiovisual brasileiro será aberto em grande estilo com o início da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que segue na cidade histórica mineira até o próximo dia 30. Serão exibidos 117 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais (35 longas e 82 curtas), em 57 sessões de cinema e reúne aproximadamente 500 profissionais do audiovisual e um público esperado de 30 mil pessoas. A programação é totalmente gratuita e acontece em três espaços da cidade: Largo das Fôrras, com o Cine BNDES na Praça, montado especialmente para o evento; no Largo da Rodoviária, com o Cine-Tenda e o Cine Lounge; e no Sesi Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves, que funciona como sede para os convidados e espaço de exibição de filmes e debate, no Cine-Teatro Sesi.

A abertura do evento será a partir das 21h, no Cine-Tenda, com o tributo ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci, que estará presente. Em seguida, haverá a exibição comemorativa de “Serras da Desordem”, longa de Tonacci que teve sua primeira sessão no Brasil na Mostra de Tiradentes de 2006, há uma década. Outros trabalhos de Tonacci, como “Blábláblá” (1968) e “Bang Bang” (1970), vão contar com sessões especiais. O diretor participa de um debate sobre sua obra no sábado, dia 23.

A temática deste ano, “Espaços em Conflito”, tem relação direta com o cinema de Tonacci e também com toda uma produção histórica e contemporânea do cinema brasileiro. Filmes recentes como “O Som ao Redor” (Kleber Mendonça Filho, 2012) e “Branco Sai Preto Fica” (Adirley Queirós, 2014) voltam a tocar na questão dos espaços em conflito, que se faz presente ao longo de toda a história do cinema brasileiro, com ênfase na modernidade do Cinema Novo e do Cinema Marginal. Os debates e encontros críticos vão levar a discussão para as mesas e filmes a serem exibidos.

O 19º Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas vai reunir 71 profissionais no centro das discussões de 29 debates para refletir o momento atual do cinema brasileiro em três debates conceituais, um debate internacional, dois diálogos do audiovisual que enfocam as políticas públicas para o setor, um painel com foco no mercado audiovisual e 22 bate-papos que integram a série Encontros com a Crítica, Diretor e Público e as Sessões Cine-Debate e oferecem olhares variados aos filmes apresentados na programação, com a presença de profissionais nacionais e internacionais, pesquisadores e acadêmicos. A série Diálogos com o Audiovisual será composta por três encontros com representantes do Ministério da Cultura e de produtores de mercados estrangeiros.

Na seleção de longas-metragens, com curadoria de Cléber Eduardo, serão exibidos 35 filmes, em nove mostras conceituais (Homenagem, Autorias, Aurora, Transições, Cena Mineira, Praça, Bendita, Sessão Debate e Mostrinha) e o filme de encerramento (“Para Minha Amada Morta”, produção paranaense de Aly Muritiba). Como em 2015, duas seções vão ter caráter competitivo na Mostra: a Aurora e a Transições.

A Mostra Aurora será avaliada pelo Júri da Crítica: “Animal Político” (PE), de Tião; “Aracati” (RJ), de Aline Portugal e Julia De Simone; “Banco Imobiliário” (SP), de Miguel Antunes Ramos; “Filme de Aborto” (SP), de Lincoln Péricles; “Índios Zoró – Antes, Agora e Depois?” (PE), de Luiz Paulino dos Santos; “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança” (SP), de Thiago B. Mendonça; e “Taego Ãwa” (GO), de Marcela Borela e Henrique Borela. Na Mostra Transições, quem vai escolher o melhor filme é o Júri Jovem, formado por estudantes e que refletirão sobre os seguintes títulos: “Tropykaos” (BA), de Daniel Lisboa; “Clarisse ou Alguma Coisa sobre nós Dois” (CE), de Petrus Cariry; “A Noite Escura da Alma” (BA), de Henrique Dantas; “Planeta Escarlate” (MG), de Dellani Lima e Jonnata Doll; “Jonas” (SP), de Lo Politi; e “Urutau” (RJ), de Bernardo Cancella Nabuco.

Nos curtas-metragens, os 82 filmes selecionados pelos curadores Cléber Eduardo, Francis Vogner e Pedro Maciel Guimarães serão exibidos em nove seções temáticas: Foco, a ser avaliada pelo Júri da Crítica; Panorama, Dissonâncias, Espaços em Conflito, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Formação e Mostrinha. Criada especialmente para a edição de 2016, a mostra Espaços em Conflito, criada especialmente na edição deste ano em Tiradentes, inclui filmes de reação ao estado de coisas na sociedade brasileira e suas dinâmicas dentro dos processos cotidianos e pessoais.

A Mostrinha de Cinema, com o tradicional caráter de formação de novas plateias e novos olhares, propõe este ano às famílias, jovens e crianças quatro longas e quatro curtas. Um dos destaques é a estreia de “O que queremos para o Mundo?” (MG), de Igor Amin; para os jovens, a dica são os filmes “Últimas Conversas” (RJ), do documentarista Eduardo Coutinho, e o premiado “Tudo o que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado, além da animação “As Aventuras do Avião Vermelho”, de Frederico Pinto e José Maia.

A Mostra de Tiradentes promove ainda uma temporada intensa de atividades culturais, com três exposições, 10 oficinas com 280 vagas, sete lançamentos de livros, cortejos, teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas. O Cine-Lounge – espaço de encontros pelo cinema e pela arte que vai reunir diversas manifestações artísticas, em performances audiovisuais e multimídia, shows e ações de interação com o público. O coletivo #eufaçoamostra segue nas atividades de inserir o evento em outras mídias e plataformas, com conteúdos instantâneos e colaborativos.

Já no sábado, dia 23, o Cortejo da Arte percorre as ruas de Tiradentes comemorando os 312 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 298 anos de sua elevação à categoria de cidade. À noite, após a programação de filmes, o Cine-Lounge terá o lançamento do site “Bravo Bravo Leilão”, que oferece aos fãs de todo o Brasil roupas, objetos pessoais, peças raras e peças inusitadas dos seus ídolos, artistas e personalidades, em leilão on-line.

 

***

A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Sesi TiradentesCentro Cultural Yves Alves – sede do evento.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

 

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao

***

Acompanhe a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2016.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***

Serviço:

19ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

22 a 30 de janeiro de 2016

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

Patrocínio Master:Oi, BNDES,ITAÚ, CEMIG

Patrocínio: SESI|FIEMG, CBMM, CODEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Apoio máster:MATER DEI

Apoio: Instituto Oi Futuro, Instituto Universo Cultural, Localiza, Rede Globo Minas, Canal Brasil, Cinema do Brasil, CiaRio, Místika, Revista de Cinema, Cinecolor, O2 Pós, Dot, CTAv, Prefeitura de Tiradentes, Polícia Militar de Minas Gerais, 

Incentivo: LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

GOVERNO FEDERAL|PÁTRIA EDUCADORA

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção – Lívia Tostes – (31) 3282.2366 / (31) 99232.2256  imprensa@universoproducao.com.br
Atendimento regional : ETC Comunicação – (31) 99751.0445   (31)  2535.5257 – Núdia Fusco (31) 99120.5295    nudia@etccomunicacao.com.br e Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Atendimento nacional: Ana d’Angelo  –  (21) 99463.7000    dangelo.ana@gmail.com

Produção de textos: Marcelo Miranda

 

 

Sobre a ETC:

A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais. 


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat