BELO HORIZONTE RECEBE EVENTO DE LANÇAMENTO DO DIA C 2019

16, abr 2019


BELO HORIZONTE RECEBE EVENTO DE LANÇAMENTO DO DIA C 2019

Na próxima semana, entre os dias 2 e 3 de abril, a capital mineira sediará o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019, grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras realizado pelas cooperativas em todo o país. O evento será realizado na sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, nº 771 – Bairro Funcionários – BH/MG).  Mais informações pelos telefones (31) 3025-7134, 3025-7110 e 3025-7109.

 

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram mais de 5,6 milhões de atendimentos durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil.

 

O Lançamento do Dia C tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre a proposta do movimento em 2019, por meio de subsídios metodológicos e motivacionais, para adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.

 

Na ocasião, os participantes poderão desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação e a sensibilização para o desenvolvimento integral das pessoas na cooperativa e na mobilização para a intercooperação.

 

O Dia C em Minas

O Dia de Cooperar é um movimento de voluntariado cooperativista que foi abraçado pelas cooperativas do Estado. Ano após ano, as ações em prol da comunidade tornam-se mais encorpadas e abrangentes, mostrando que o setor vai muito além do âmbito econômico. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as cooperativas desenvolvem projetos que levam em consideração as necessidades e a realidade dos municípios onde atuam, em ações continuadas de promoção e assistência social, de saúde e de proteção ao meio ambiente, entre outras.

 

A iniciativa conta com grande adesão em todo o Estado. Em 2018, 263 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar, com 194 projetos.

 

Conheça alguns exemplos

O Movimento Fraternal Coop mais uma vez reuniu a Fetranscoop/MG junto com a Coopmetro, Coopserv, Copenge, Coopermoda, Cultura, Sicoob Coopercorreios, Sicoob Creditábil, Sicoob Coopemata, Sicoob Coopemg e Uniodonto BH na realização da “GinCoop” – gincana intercooperativa que contou com o apoio de 254 voluntários, beneficiando 200 pessoas. Entre as atividades, foram realizadas a campanha de doação de sangue para a Fundação Hemominas; campanha do agasalho; arrecadação de alimentos, produtos de higiene e jogos de tabuleiro; caminhada ecológica e um evento de celebração do Dia C com os moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

 

O projeto “Viagem Aos 40 Anos”, da Unimed Federação Minas, arrecadou livros e brinquedos para a montagem de brinquedotecas no Hospital da Baleia e na Fundação Sara – Casa de Apoio de Crianças com Câncer, ambos em Belo Horizonte. Com essa ação, a cooperativa resgata sua história de trabalho em equipe e intercooperação. Os 139 voluntários arrecadaram 3.400 livros e 2.400 brinquedos que irão servir a 500 crianças atendidas pelas duas instituições.

 

Com a ação “A união faz a Força”, a Coopifor atuou junto a pessoas em estado de vulnerabilidade social que vivem embaixo de viadutos e na Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte. O grupo de 122 voluntários abraçou a causa e se empenhou para conseguir junto a colaboradores, cooperados e comunidade doações de alimentos não-perecíveis para produção de um sopão, além de roupas de frio e cobertores. Com as doações, a equipe conseguiu produzir 150 potes de sopa e angariar 215 itens de vestuário, entre blusas, bermudas, agasalhos, mantas, calças e sapatos. Foram arrecadados ainda 125 pacotes de biscoito de polvilho e 150 copos de água mineral. A ação beneficiou 150 pessoas.

 

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

 

Lançamento do Movimento Dia de Cooperar (Dia C) 2019

Programação:

 

1º Dia:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Apresentação do Programa Dia C 2019

10h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social

12h – Almoço

13h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
15h30 – Intervalo

15h45 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
17h30 – Encerramento

 

2º dia:

8h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)

10h15 – Intervalo

10h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)

12h30 – Almoço

13h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)

14h30 – Preenchimento do Projeto no SIG

16h – Encerramento 



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *