Apostando no equilíbrio interior, Portal da Paz oferece atividades para o Carnaval

1, mar 2019


Localizado na Serra do Cipó, a 80 Km de Belo Horizonte, o Centro de Retiros está com inscrições abertas para o evento de Carnaval, que será realizado entre os dias 2 e 5 de março

 

Enquanto muitos aguardam ansiosamente o Carnaval para cair na folia, há também quem faça deste um período de reflexões. Por isto, o Centro de Retiros Portal da Paz, localizado na Serra do Cipó, a 80 Km de Belo Horizonte, está com vagas para o retiro de Carnaval, que será realizado entre os dias 2 e 5 de março.  Inscrições e informações pelos telefones (31) 3371-9802 / (31) 3377-5187 ou pelo e-mail portaldapaz@br.brahmakumaris.org. A Brahma Kumaris oferece suas atividades com base em contribuições voluntárias de pessoas que sentem que receberam benefício pessoal por meio de alguma de suas atividades.

O encontro está com alta procura, como é o caso da contadora Kátia Rocha, que já fez sua inscrição. “O Carnaval pra mim é uma festa alegre, com fantasias e danças. Hoje não aprecio muito a festa, pois acho que o mundo está perdendo seus valores, confundindo festividade e folia com excesso de bebidas. Considero a data como um momento de reflexão sobre a vida. O retiro é um ambiente com uma energia tão boa, que só de estar lá já preenche minhas expectativas. Para mim será uma folia mais interiorizada, com mais autoconhecimento”, explica.

A engenheira Terezinha de Melo Ribeiro, que já esteve presente em outros eventos do Portal da Paz, enxerga esses momentos no retiro como uma oportunidade de se conectar consigo mesma. “Para o carnaval, minha expectativa é expandir ainda mais minha consciência como um ser de paz, integrada e em harmonia com o universo. Desejo também tornar a gratidão uma prática constante. As experiências que tive com a Brahma Kumaris, até hoje, foram inspiradoras”, enfatiza.

Nilton Machado, educador físico com pós-graduação em Consciência do Movimento será o convidado para ministrar os 04 dias de evento. Machado também é professor de Chi Kung, Lian Gong e Raja Yoga, além de ser estudioso e praticante da Terapêutica Corporal Chinesa, meditação e de processos de auto cura. “Na ocasião, teremos dinâmicas corporais, atividades lúdicas e muita meditação para equilibrar o processo de expansão e recolhimento dos participantes. Inclusive, está previsto um passeio no parque da Serra do Cipó, com caminhada, práticas respiratórias, banho de rio, histórias contadas e pic nic.  A ideia é que pratiquemos a nossa capacidade de concentração, toda vez que sentirmos que estamos perdendo coesão ao entrarmos na expansão. Exercitaremos nosso domínio físico, emocional e espiritual, sempre com equilíbrio, alegria, respeito e sensatez”, explica.

 

Portal da Paz

O espaço foi criado para atender a um público que busca tranquilidade, estar em meio a natureza exuberante da Serra do Cipó. No Portal da Paz, é possível alcançar desenvolvimento pessoal e espiritual com cursos, workshops e seminários que acontecem nos finais de semana. 

O Portal da Paz recebe normalmente em torno de 20 a 30 pessoas, por final de semana. Em programas especiais, onde há presença de professores internacionais ou em eventos nacionais, o espaço recebe em torno de 50 a 70 pessoas. Nos feriados de Ano Novo e Carnaval, devido a procura por um ambiente e experiência de paz e tranquilidade, este número é ainda maior. O espaço também é ocupado por finais de semana, extensivos a uma semana, por grupos em busca da sintonia do trabalho com valores humanos e espiritualidade, de budistas a executivos.

O público do Portal da Paz é eclético. Já passam pelo espaço de retiro desfrutaram do local: jovens, jovens adultos, adultos, idosos, de todas as áreas da sociedade de Minas Gerais, Brasil e do exterior – Estados Unidos, Europa, Oriente, América do Sul.

 

Brahma Kumaris

A Brahma Kumaris é um movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Fundada na Índia em 1937, difundiu-se por mais de 110 países em todos os continentes, tendo um amplo impacto em muitos setores como uma ONG internacional. A sede espiritual da Brahma Kumaris fica em Mount Abu, na Índia. Em âmbito nacional, as atividades são geralmente coordenadas por equipes locais, que se alinham com os princípios espirituais da Brahma Kumaris, operando de acordo com as leis locais. As atividades de interesse internacional são coordenadas por regiões a partir de escritórios situados em Londres, Moscou, Nairóbi, Nova York e Sydney.

A Brahma Kumaris é formada por indivíduos de todas as idades e experiências, que estudam o conhecimento espiritual que promove o respeito por todas as tradições de fé, e que explica, coerentemente, a natureza da alma, de Deus, do tempo e do karma, inspirando um estilo de vida iluminado. Pratica-se e ensina-se a meditação Raja Yoga, que relaxa a mente e nutre um equilíbrio saudável entre os mundos interno e externo de cada um. Através de inúmeras atividades e parcerias de serviço social, promove-se entendimento espiritual, liderança com integridade e ações elevadas visando um mundo melhor.

O Centro de Raja Yoga Brahma Kumaris em Belo Horizonte foi oficialmente inaugurado em 1991, embora existam atividades desde 1987. Conta com sede própria no bairro Nova Granada e tem cerca de 50 alunos que frequentam as atividades regularmente, além de muitos outros que se beneficiam de seus cursos, palestras e atividades. Possui também um Centro de Retiros na região da Serra do Cipó, em que são realizados cursos e seminários aos finais de semana. Desenvolve atividades voltadas para a promoção de qualidade de vida e dos valores humanos em várias áreas da sociedade.

 

SERVIÇO

Retiro de Carnaval

Data/Horário: Sábado, 02 de março, às 9h, até Domingo, 05 de março, às 13h

Endereço: Centro de Retiros Portal da Paz, na Serra do Cipó – Orientação para GPS

Mais informações pelo telefone: (31) 3371-9802

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *