14ª CINEOP ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA OFICINAS E WORKSHOP INTERNACIONAL

28, maio 2019


Serão oferecidas 150 vagas, distribuídas em três oficinas e um workshop internacional; inscrições são gratuitas e estão abertas  até 30 de maio, pelo site www.cineop.com.br

 

A 14a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 5 a 10 de junho de 2019, único no circuito de mostras e festivais audiovisuais a tratar cinema como patrimônio e estruturar sua programação em três temáticas – preservação, história e educação, tem como um dos pilares investir na formação com a oferta de um programa de capacitação.

Para esta edição, o evento promove três oficinas e um workshop internacional. Os interessados têm até 30 de maio (quinta-feira) para se inscrever  pelo site oficial do evento (www.cineop.com.br), escolhendo uma entre as seguintes modalidades: as oficinas “Introdução à direção em cinema – a construção da mise’en’scène”, “A invenção do documentário e o documentário de invenção” e “Oficina de séries para TV: humor e drama” ou o workshop internacional “Cinematecas regionais – o exemplo da Cinémathèque de Bretagne”.

São oferecidas 150 vagas, e é permitida apenas uma inscrição por pessoa. Se o número de inscrições por oficina ultrapassar o número de vagas oferecidas, a seleção será feita conforme critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Os cursos são gratuitos e acontecem no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto (MG), a 90 km de Belo Horizonte, durante a realização da 14ª CineOP.

CineOP – Oficinas / Beto Staino-Universo Produção

A primeira oficina será “A invenção do documentário e o documentário de invenção”, com o cineasta e pesquisador Joel Pizzini. Nesta opção, serão oferecidas 45 vagas para maiores de 18 anos e realização entre os dias 7 e 9 de junho. O objetivo da capacitação será proporcionar uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais utilizando recursos como exercícios e exibição de trechos emblemáticos de filmes seminais no gênero.

Nos dias 8 e 9 de junho, o cineasta Eduardo Aguilar será responsável pela oficina “Introdução à direção em cinema – a construção da mise’en’scène”, com a oferta de 35 vagas, e ensinará a estabelecer um diálogo aberto sobre quais procedimentos devem ser levados em consideração na construção da mise’en’scène, munindo o participante da oficina de elementos capazes de lhe aguçar o senso crítico, e poder desenvolver com maior domínio um trabalho de direção. O curso será dividido nos seguintes módulos: “O que é direção em cinema”, “Subvertendo a falta de condições + composição de enquadramento” e “Movimentação do ator e/ou atores no enquadramento”.

Nas mesmas datas, a roteirista Renata Corrêa ministrará a “Oficina de séries para TV: Humor e Drama”, abarcando assim um grande nicho de produção atual. Serão oferecidas 20 vagas. A capacitação oferecerá instrumentos para que roteiristas iniciantes escrevam seu piloto, montem um projeto de apresentação para os players do mercado e façam seu primeiro pitching. Serão apresentadas estruturas narrativas e gêneros audiovisuais; pontos relevantes da dramaturgia: tema; espaço; abordagem; adequação do tema ao formato; construção de personagem; e sugestões de exercícios para a redação do segundo tratamento da obra apresentada. Na segunda etapa, serão analisadas cenas de produtos audiovisuais e, na terceira e última, será construído um projeto coletivo.

A contribuição internacional virá do workshop “Cinematecas regionais – o exemplo da Cinémathèque de Bretagne”, com Cécile Petit-Vallaud, no dia 9 de junho. Diretora executiva da Cinemateca da Bretanha desde 2015, Cécile Petit-Vallaud foi responsável por coproduções internacionais na Ile-de-France FilmCommission (região de Paris) durante 12 anos, após várias colaborações para a TF1, SeptembreProductions, UGC e MK2.

Criada em 1986 a Cinémathèque de Bretagne possui um dos acervos regionais mais importantes da França, em particular de filmes amadores realizados na Bretanha e/ou por bretões. A proposta deste workshop é abordar a particularidade e a importância das estruturas regionais de conservação e valorização do patrimônio audiovisual na França, entendendo quais os desafios e caminhos para a efetivação e consolidação deste trabalho, o que pode se destacar de ações e exemplos para estimular iniciativas semelhantes no Brasil.

 

SOBRE A INICIATIVA

As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2019. Têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.  

 

SOBRE A 14ª CINEOP

Realizada na cidade patrimônio mundial da humanidade, a CineOP estrutura sua programação em três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação, que convergem a cada edição em suas preocupações conjuntas para o aprofundamento de fatos históricos, do saber audiovisual e da preservação junto à sociedade brasileira. Preocupam-se com estratégias, instrumentos, agentes e políticas que viabilizem transformações necessárias a uma sociedade mais justa, ativa e preocupada com seu patrimônio humano, histórico, cultural e artístico.

A temática central da 14aCineOP será “Territórios regionais, inquietações históricas”. A ideia surge a partir do questionamento: num país de dimensões continentais, como podemos pensar as particularidades das regiões e dos territórios que compõem o Brasil? A temática tem por perspectiva a formação de territórios, as particularidades dos diferentes espaços do país e a história de afirmação de cada “comunidade”. O cinema se torna, também, um espaço e uma comunidade, um território que ajuda a dar identidade ao país ao mesmo tempo em que pensa sobre suas principais questões e contradições.

Na valorização de uma territorialidade que extrapola seus próprios limites e no objetivo de reconhecer uma obra de grandeza única e original no cinema brasileiro, a 14aCineOP vai prestar homenagem ao cineasta baiano Edgard Navarro. No ano em que o diretor completa 70 anos, seu filme mais paradigmático, Superoutro, atinge a marca de três décadas desde o lançamento e seu mais recente trabalho, Abaixo a Gravidade, ganha o circuito comercial. O momento é ideal para celebrar a liberdade e a iconoclastia de um artista como Navarro.

***

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao

(A utilização das imagens é livre, desde que citados os devidos créditos)

Acompanhe a 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: cineop.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / CineOP
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

SERVIÇO

 14ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 5 a 10 de junho de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC em Minas

Parceria: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Apoio: Oi, Instituto Universo Cultural, Café 3 Corações, Prefeitura de Ouro Preto, Embaixada da França no Brasil, Rede Globo Minas, Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, DotCine, PMMG

Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA| MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES

CINE VILA RICA

PRAÇA TIRADENTES

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção|  (31) 3282.2366  – Laura Tupynambá – (31) 99534.6310   imprensa@universoproducao.com.br

ETC Comunicação | (31) 2535.5257 |99120.5295

Núdia Fusco –  nudia@etccomunicacao.com.br

Luciana d’Anunciação – luciana@universoproducao.com.br 

Produção de textos: Marcelo Miranda



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *