Reunião com Sudecap, DER-MG, Deop e Setop

26, jan 2015


Um dos focos de trabalho da diretoria do Sinaenco-MG para 2015 é fortalecer a relação das empresas associadas com o mercado. Para isso, estão sendo feitas reuniões junto a dirigentes de órgãos públicos no intuito de propor um diálogo técnico com esses contratantes. Resumimos a seguir os quatro último encontros, que aconteceram nos dias 21 e 22 de janeiro.

  • Reunião com Josué Valadão, Secretário de Obras de Belo Horizonte / Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital)

Foi apresentada a proposta do Grupo de Trabalho (GT) que havia sido feita ao seu antecessor, José Lauro Terror. O objetivo do GT é apurar todos os problemas de contratos feitos com Sudecap e Urbel, levantamento que está sendo feito junto às associadas interessadas em trabalhar para esses contratantes. Tais empresas foram convidadas para uma reunião no Sinaenco, quando foram apresentadas as principais observações em relação aos processos de contratação e condução dos trabalhos nos órgãos.

A próxima reunião acontece dia 28/01 na sede do Sinaenco. O objetivo é terminar a redação de um documento que será referência para uma nova reunião com Valadão, já agendada para o dia 05/02. O estudo será entregue em conjunto para Sudecap e Urbel. Josué Valadão enfatizou que ambos os órgãos têm muito interesse em resolver os gargalos e que mais empresas do Sinaenco prestem serviços para eles.

Os coordenadores do Grupo de Trabalho Sudecap/Urbel são os Diretores Rafael Decina Arantes (Engenharia Urbana) e Luiz Felipe de Farias (Projeto Edificações). Participaram da reunião na Sudecap o Presidente Flávio Krollmann, o Vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais Murilo de Mello Campos, os Diretores Rafael Decina Arantes e Luiz Felipe de Farias e Juliana Soares, da Equipe Executiva do Sinaenco-MG.

  • Reunião com Célio Dantas, novo Diretor-Geral do DER-MG

O Sindicato se colocou à disposição do DER-MG para desenvolver discussões técnicas nos mesmos moldes de Urbel e Sudecap. O objetivo é reduzir eventuais problemas e gargalos nas contratações e orçamentos, bem como na condução dos trabalhos e projetos.

O Diretor solicitou, desde já, receber sugestões por parte do Sinaenco. Desta forma, será agendada reunião com todas as empresas interessadas em trabalhar junto ao DER-MG para exposição e discussão de pontos de melhoria. O coordenador do Grupo de Trabalho DER-MG é o Diretor Elzo Nassarala.

Dantas também foi questionado quanto à situação dos pagamentos e paralisação dos contratos. Ele informou que o estado irá cumprir com o pagamento de todos os serviços medidos e aprovados até o fim do ano de 2014. Informou, também, que está sendo realizado levantamento de toda a dívida para que o DER-MG possa definir a cronologia dos pagamentos. Vale lembrar que o estado ainda aguarda a votação do Orçamento de 2015 pela Assembleia, prevista para fevereiro. O novo diretor ressaltou que não haverá quebra de contratos e que as obras já contratadas serão retomadas, sendo que algumas delas poderão ser priorizadas por questões técnicas.

Participaram da reunião o Presidente Flávio Krollmann, Murilo de Mello Campos (VP de Gestão e Assuntos Institucionais) Yuzo Sato (VP de Engenharia), Elzo Jorge Nassarala (Diretor de Transportes) e Juliana Soares (Equipe Executiva).

  • Reunião com Flávio Goes Menicucci, novo Diretor do Departamento de Obras Públicas (Deop)

O Diretor também ressaltou que o primeiro trimestre será de reorganização do Departamento e de levantamento das dívidas. Ele disse acreditar que o PMPQ-H (Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade no Habitat) deve ser o caminho para as contratações e para uma melhor prestação de serviço. Por isso, a equipe Executiva do Sinaenco levantará junto a suas Associadas a situação de certificação de cada uma perante o programa.

Lembramos que um dos pontos que solicitamos junto a estes órgãos é justamente o cumprimento do PMPQ-H na contratação e condução dos serviços do Setor.

Participaram da reunião o Presidente Flávio Krollmann, Murilo de Mello Campos (VP de Gestão e Assuntos Institucionais) e Juliana Soares (Equipe Executiva).

  • Reunião com Murilo Valadares, Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop)

A reunião foi marcada a pedido do Sinaenco para informar ao Secretário sobre o andamento dos trabalhos do GT SETOP. O Sinaenco está elaborando um estudo sobre a regionalização de projetos para apoio aos Municípios.  A entrega está prevista para a fevereiro.

Com o Secretário também foi discutida a situação da retomada dos contratos e serviços, bem como situação dos pagamentos. Ele confirmou as informações anteriormente apresentadas pelo Diretor-Geral do DER.

Participaram da reunião o Presidente Flávio Krollmann, Murilo de Mello Campos (VP de Gestão e Assuntos Institucionais), Luiz Felipe de Farias (Diretor de Projetos e Edificações) e Juliana Soares (Equipe Executiva).