fbpx

Cadeia da mineração se une para fortalecer o setor

set 11, 2015


Um dos primeiros setores a sentir os impactos da crise que assola o país é o minerador, com reflexo direto em toda a cadeia, desde fornecedores até grandes companhias extrativas. Os números dão a dimensão do momento vivido pelas empresas de Engenharia Consultiva especializadas em Mineração: as demissões entre julho de 2014 até julho deste ano chegaram a 3 mil. Já o faturamento das empresas sofreu queda de 20% entre 2013 e 2014, sendo que a projeção para este ano é de retração ainda maior em comparação ao ano passado, totalizando 45%.

A queda do valor do minério de ferro, reflexo da diminuição da demanda pela commodity principalmente na China e redução dos preços da maioria dos metais completam o panorama desfavorável do segmento. O valor do minério de ferro, que, em agosto do ano passado era US$ 88,90 por tonelada, no mesmo mês em 2015 fechou em US$ 56,04 por tonelada.

Diante deste cenário, as empresas componentes da cadeia resolveram se unir. O movimento, liderado pela Diretoria de Mineração e Indústria do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Minas Gerais (Sinaenco-MG), encabeçada pelo diretor Paulo Libânio, e demais representantes do setor, busca promover a valorização desses fornecedores sediados em Minas Gerais. O Estado concentra o maior número de escritórios de engenharia consultiva voltados para essa área.

“Além do minério, está aqui no nosso estado também o know-how sobre o setor em toda a cadeia, desde os projetos até os estudos de viabilidade, a supervisão e a fiscalização dos empreendimentos. Esse é um argumento a favor do nosso objetivo de privilegiar o setor local de fornecedores, porque, muitas vezes, as mineradoras que atuam aqui buscam esse trabalho fora de Minas”, ressalta Libânio sobre o fato de que a história da atividade mineradora no Brasil se mistura com a do estado.

Além do Sinaenco-MG, o movimento pró cadeia da Mineração conta ainda com outras entidades, como a Casa Mineral e o Geopark Quadrilátero Ferrífero, além das principais empresas de engenharia consultiva ligadas ao setor.

 

Valorização da prata da casa

A primeira reunião do grupo que compõe o Movimento pró Cadeia da Mineração em Minas aconteceu em agosto. No encontro, foram traçadas algumas diretrizes e as primeiras ações de valorização das empresas de consultoria. Entre as atividades programadas estão visitas aos principais players, aproximação com as prefeituras das cidades em que as mineradores estão instaladas, buscar apoio de áreas do governo ligadas à atividade, bem como com as universidades e demais entidades do setor minerador, entre outras ações.

“Com a falta de recursos, a empresa inteligente deveria investir em projetos e novas soluções para estar preparada para o momento da retomada, do aquecimento da economia. Porém é difícil assimilar essa postura na conjuntura que vivemos”, finaliza Libânio sobre o momento de crise e a importância da inteligência da engenharia consultiva para a Mineração.

 

 

Assessoria de imprensa
Rafaella Bosco – fernanda@etccomunicacao.com.br
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Sobre a ETC:
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.  


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Open chat