fbpx

Abrasip-MG promove XII Seminário de Atualização Tecnológica

set 9, 2015


Evento propõe discussão sobre o uso das tecnologias com foco na racionalização dos recursos naturais e a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia

A construção de um mundo sustentável vai além da busca pela inovação para a preservação dos recursos, pois a sustentabilidade está no modo como pensamos e agimos. Partindo desse princípio, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) realiza, no dia 23 de setembro, das 8 às 18 horas, no Auditório do Crea-MG, o XII Seminário de Atualização Tecnológica (SAT) – “Atitudes Sustentáveis”.

O evento traz palestras de gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área com o objetivo de apresentar as inovações tecnológicas, as novas práticas e as soluções que podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos, bem como debater as transformações pelas quais o mercado vem passando. Neste sentido, a programação aborda temas como a situação hídrica do estado, consumo sustentável, certificação ambiental em empreendimentos, normas de desempenho, geração de energia limpa, construção virtual e estudos de caso referentes a sistemas elétricos e instalações hidráulicas, além de tendências em projetos arquitetônicos.

Segundo o presidente da Abrasip-MG, o engenheiro Breno Assis, nesta edição, o encontro propõe, além da atualização tecnológica, a discussão sobre os desafios e oportunidades das empresas de engenharia de sistemas prediais frente à urgência de implementação de práticas sustentáveis no mercado da construção civil. “A intenção é conscientizar as empresas e profissionais de seu papel nesse novo paradigma social, uma vez que suas atividades impactam diretamente no modo de vida do indivíduo”, afirma.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site: http://seminarioabrasipmg.com.br/inscricoes.asp. Mais informações: (31) 8482-9961.

Sistemas Prediais – São as instalações físicas integradas a um edifício com a finalidade de suprir as necessidades básicas dos usuários, proporcionando conforto e bem-estar. São elas: instalações elétricas, sanitárias, de abastecimento de água, segurança patrimonial, conforto ambiental, transporte e circulação, entre outras.

Programação XII SAT

Com o tema “Atitudes Sustentáveis”, o XII SAT destaca o papel das novas tecnologias com foco no uso racional dos recursos, o compromisso do indivíduo com a qualidade de vida das futuras gerações e o legado dos projetos da construção civil.

O que é sustentabilidade? – Destaque da programação, a palestra de abertura traz o economista, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Sérgio Besserman Vianna, que apresentará os resultados de seus estudos e pesquisas sobre a questão da sustentabilidade, com foco na cadeia produtiva da construção. Besserman fará, ainda, uma análise sobre a grande transformação global que deverá ocorrer nas próximas duas décadas em direção a uma economia de baixo carbono, a competitividade do mercado brasileiro frente aos demais e os problemas estruturais da política de sustentabilidade aplicada em nosso país.

A situação hídrica do estado e o consumo sustentável de água – O advogado especializado nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos, Breno Lasmar, traça um panorama sobre a situação crítica do estado devido à escassez dos recursos hídricos e o consumo sustentável da água. O especialista apresentará, ainda, um balanço sobre a disponibilidade do recurso nas bacias hidrográficas de Minas Gerais, com detalhamento dos quadros de oferta e demanda.

A certificação em sustentabilidade ambiental de empreendimentos e os sistemas prediais eficientes – O engenheiro Weber Coutinho, coordenador do programa de certificação em sustentabilidade ambiental lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, apresentará os requisitos básicos aplicados a empreendimentos públicos e privados na capital, com o objetivo de incentivar a redução dos consumos de água e energia e a reciclagem dos resíduos sólidos, ilustrando com estudos de casos de edificações certificadas.

Atuação dos profissionais de arquitetura e engenharia frente a norma de desempenho – O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), o arquiteto e urbanista Júlio Cesar De Marco, traz a reflexão sobre o papel dos arquitetos, urbanistas e profissionais da área de engenharia na especificação dos materiais, coordenação e gerenciamento das equipes que elaboram os projetos executivos e atuam em obras, no contexto instaurado pela norma ABNT NBR-15.575:2013. Além disso, abordará as dificuldades e oportunidades a serem exploradas neste cenário.

Geração de energia limpa – A energia limpa, proveniente de fontes renováveis e não poluentes, será tema da apresentação do engenheiro civil Evandro Lara, diretor executivo da Emap Solar, empresa que desenvolve e executa projetos importantes nas áreas de energias renováveis. Ele discorrerá sobre a situação do consumo energético do Brasil e do mundo, conceitos, tipologias existentes e suas aplicações. Serão apresentados tópicos da Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que proporcionaram a criação do sistema de geração distribuída no Brasil, além de cases nacionais e internacionais, investimentos e tendências de mercado.

O uso da construção virtual para análise de construtibilidade das instalações prediais – é o tema da palestra do engenheiro civil Bruno Angelim, coordenador VDC/BIM (Virtual Design and Construction e Building Information Modeling) na FortBim Engenharia, empresa de pré-construção virtual responsável por diversos projetos públicos e privados. Ele apresentará os benefícios obtidos através do uso da metodologia VDC/BIM com foco na coordenação das instalações prediais.

Oportunidades disfarçadas na autogestão – A discussão em torno do tema busca apontar caminhos em meio às adversidades. Neste sentido, o publicitário especializado em Marketing, diretor de Novos Negócios da Sigla Comunicação Ltda. e professor do Centro Universitário UNA, Luciano Pires, explorará diversos casos de empresas que conseguiram triunfar em meio às dificuldades, melhorando sua competitividade no mercado. Serão apresentados caminhos para direcionar os participantes a inovar usando a autogestão na busca do desenvolvimento sustentável dos negócios.

O XII SAT conta com o patrocínio da Deca, da Amanco, da Loja Elétrica LTDA, da Schneider Electric, o apoio da Itaim Iluminação e apoio institucional da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MG), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MG), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG) e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Minas Gerais (Sinaenco-MG).

SERVIÇO
XII Seminário de Atualização Tecnológica
Data: 23/09/2015 (quarta-feira)
Horário: 7h30 às 18h.
Local: CREA-MG – Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho
Informações: (31) 8482-9961
http://seminarioabrasipmg.com.br/index.asp
www.abrasipmg.com.br
https://www.facebook.com/abrasipmg

 

 

Assessoria de imprensa
Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Sobre a ETC:
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.  


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Open chat