fbpx

Fórum das Letrinhas leva leitura para estudantes das redes pública e privada de ensino

nov 19, 2012


Contações de histórias, bate-papos com autores, esquetes teatrais, oficinas para professores, montagem de espaços para leitura e exposição. Estas são algumas das ações programadas para o Fórum das Letrinhas, versão infantojuvenil do Fórum das Letras. Com calendário diferenciado, o evento terá no total 12 ações, algumas das quais já tiveram início, como Um autor na minha escola!, Jogos Literários, Trem Literário, Uma conversa com o autor e Encontro Literário entre Professores. A intenção, ao estender o Fórum das Letrinhas para além do calendário do encontro literário ouropretano, é fazer com que crianças e adolescentes possam desenvolver desde cedo o gosto pela leitura, por meio do estímulo à descoberta do livro e pelo convívio com autores.

Com coordenação de Tereza Gabarra, a programação do Fórum das Letrinhas foi pensada para atender tanto ao público infantojuvenil quanto aos educadores da rede pública e privada de ensino. “A proposta é tentar trazer as crianças e os jovens para este universo não só durante a realização do evento, mas ao longo de todo o ano. Para isso, estamos concentrando nossas ações nas escolas, parques públicos como o Vale dos Contos e levando nossas atividades também para as crianças dos distritos de Ouro Preto e Mariana”, explicou.

Ao todo, 26 instituições de ensino receberão as atividades do Fórum das Letrinhas. As ações realizadas até o momento vêm demonstrando que o interesse das crianças pela literatura é crescente. O projeto Um autor na minha escola!, realizado também em edições passadas do evento, levarão os escritores Soraia Vasconcelos, autora de “ABC da Criançada”, e Gustavo Gaivota, autor de “Uma janela entre dois amigos”, a escolas da região. Com parceria da Estação “Trem da Vale”, a programação realizará, na Tenda do Circo, os Jogos Literários, baseados nos livros “Luna, Merlin e Outros Habitantes”, de Roseana Murray, “As Sete Saias da Lua”, de Joana Cavalcanti, e “Felpo Filva”, de Eva Furnari. Também foi criada especialmente para o encontro a peça “O menino que amava os trens”, baseada na obra de Walmir Ayala, que será apresentada dentro do Trem, em uma viagem mágica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana.

Os professores, elemento de grande importância na preparação dos futuros leitores, participaram do Encontro Literário de Educadores. O objetivo, explica Tereza, é orientar os profissionais sobre as melhores formas de trabalhar didaticamente as obras indicadas. “Os professores sabem que desempenham um papel fundamental na continuidade de nossas ações. Ele é o motivador a leitura entre seus alunos. Por isso desenvolvemos esta atividade, que enfatiza esta importância e discute maneiras de aplicar os ensinamentos em sala de aula”, esclarece a coordenadora.

As ações ganharão força a partir de 12 de novembro, quando o Fórum das Letrinhas promoverá esquetes teatrais, jogos e circuitos literários em diversos pontos da cidade. Um dos destaques será a exposição “Atrás das páginas”, promovida pela editora Miguilim, a partir do dia 18 de novembro, na Estação do Trem da Vale. Seguindo a temática “Como se faz um livro?”, que norteará os debates do Fórum das Letras, a mostra pretende aproximar o público do universo da produção de livros. “É uma exposição da arte que envolve o cuidado com a palavra, a importância das ilustrações, o valor estético e a beleza do impresso. Serão apresentadas as principais etapas deste processo, envolvendo trabalhos de escritores, ilustradores, artistas plásticos, revisores, editores e gráficos”, adianta Tereza.

A programação contará ainda com a apresentação dos espetáculos “Conto um canto, canta um conto”, pela atriz Denise Venturini; “A Menina que morava no Livro” e encontro com os pais dos alunos: Andar entre Livros – Leitura em Família, pela Trupe Maria Farinha; “Musicalização”, com Pamelli Marafon, Tabajara Belo e Tereza de Castro; e “Sarau & Poesia: Música e Canção”, com Guto Leite e Duo VIPI, Thiago Lourenço e Guilherme Alves.

Para mais informações sobre o evento, acesse www.forumdasletras.ufop.br.



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat