fbpx

Empresa mineira de engenharia investe em projetos 3D

jan 20, 2016


Tecnologia é uma tendência forte no mercado de construção civil e garante a melhor qualidade e desenvolvimento nas obras

Para competir em um mercado cada vez mais concorrido, algumas empresas buscam ter o melhor desempenho possível para se sair bem nos negócios. No mercado desde 2001, a Climatizar Engenharia Térmica e Automação é uma delas. Pioneira em Minas Gerais, ela vem se destacando e consolidando no mercado com o desenvolvimento de projetos 3D, chamado de Modelagem de Informação da Construção (BIM).

O BIM é um modelo computacional desenvolvido em softwares voltados para a construção civil, composto por vários modelos específicos de arquitetura, estruturas, planejamento e custos. Quando estão em uma única plataforma, tornam-se um modelo integrado. Segundo Francisco Pimenta, diretor da Climatizar e engenheiro mecânico, a  empresa entende que essa tecnologia é uma tendência forte no Brasil. “A Climatizar já vem acompanhando de perto essa forma de se fazer projeto há algum tempo. A expectativa, mesmo que a passos lentos, é migrar de um sistema que projeta em 2D, tendo como base a plataforma CAD, para a modelagem na plataforma BIM”, comenta.

Em 2015 a Climatizar propôs fazer sua primeira experiência de modelagem em Belo Horizonte, no Shopping Cidade. Nesse trabalho eles utilizaram um projeto de retrofit, que requer cuidados especiais, pois o sistema não poderia deixar de funcionar um dia sequer.

Uma das maiores contribuições que o BIM deu para este projeto foi a visualização total da situação existente e da viabilidade das etapas propostas, desde o início até a conclusão final da obra. “Como se tratava de uma reforma, seria muito difícil projetar apenas com os dados constantes nos desenhos de plantas e cortes. Precisávamos aproveitar algumas tubulações. Foi preciso fazer derivações em locais estratégicos, por isso este grande ganho. Ficou fácil visualizar as soluções”, lembra.

Para alcançar os resultados, Francisco conta que a Climatizar fez um filme para que o próprio cliente passeasse pelo ambiente virtual do projeto. Foram criadas fotos 3D de todas as etapas propostas para a aprovação final. “Com essa tecnologia fica bem mais fácil para o cliente entender o que será feito em sua obra, mesmo sem ter um conhecimento aprofundado em projeto ou em BIM”, destaca.

Há praticamente dois anos a empresa adquiriu o software DDS-CAD, especializado em instalações, mas só teve oportunidade de utilizá-lo neste ano no projeto de retrofit da CAG (central de água gelada) do Shopping Cidade. Depois já foram feitos outros dois projetos semelhantes, no Via Shopping Barreiro e no Hospital Vila da Serra, em Nova Lima.
A Climatizar acredita que essa evolução no modo de desenvolver os projetos vai beneficiar tanto os projetistas, como os próprios clientes. Para a construção, o benefício  seria a maior eficiência na compatibilização entre as diversas áreas que compõem um projeto de engenharia e arquitetura, além de uma melhor qualidade nos serviços e até mesmo na confiabilidade da solução proposta. Para o cliente, a mudança é que poderá minimizar as perdas com retrabalhos em obra e encurtar o tempo de execução.

A escolha do software BIM
O DDS-CAD é um software desenvolvido e adaptado especialmente para os engenheiros de instalações. Os projetistas da Climatizar Engenharia adotaram o DDS-CAD há pouco mais de um ano e é o único software BIM que utilizam. “O que nos levou a usá-lo foi a facilidade que ele tem para trabalhar com Sistemas Prediais em geral e no caso específico de Ar Condicionado e Ventilação Mecânica”, conta Pimenta.

A tendência é cada vez mais passarmos a trabalhar em projeto com modelagem BIM, ao invés de desenhos CAD, pois o prazo de projeto diminui a cada ano e a necessidade de ter um produto mais confiável e já compatibilizado está cada dia maior, explica Francisco. “Mesmo que a mudança da forma de trabalho exija muito de uma empresa, temos que sair da zona de conforto e encarar as inovações”, diz.

Se as vantagens são óbvias para os engenheiros de instalação, Francisco reflete sobre o uso em obra.  Assim como todo novo software, o diretor da Climatizar conta que a empresa enfrentou alguns desafios no início.  “Hoje não há profissionais na obra que saibam usar as informações BIM corretamente, creio que esse é um dos principais obstáculos”. Mas o engenheiro reforça que o ganho para as construtoras é enorme, por causa da riqueza de informações dentro de um modelo BIM. “Eles só precisam entender como fazer uso eficiente disso”, finaliza.

Mais informações: http://www.climatizarengenharia.com.br/


ASSESSORIA DE IMPRENSA:
ETC COMUNICAÇÃO: (31) 2535-5257 / (31) 99120-5295
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br
Natália Chagas – natalia@etccomunicacao.com.br
Letícia Carvalho – leticia@etccomunicacao.com.br

Sobre a ETC:

A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais. 


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat