fbpx

Como utilizar o Instagram para meu negócio?

jan 12, 2016


Você já percebeu que o número de empresas no Instagram tem crescido consideravelmente? E que o Instagram é a vitrine de muitos empreendimentos?

Esta é uma ação que vem dando certo pra muita gente. E você, já utilizou esta estratégia em seu negócio?

O Instagram é uma das melhores plataformas online de divulgação para os mais diversos tipos de negócios. Em 2015, foram registrados 300 milhões de usuários ativos, e o Brasil está entre os cinco países que mais utilizam essa rede social. Além disso, uma pesquisa divulgada pelo site Viver de Blog mostra que 65% dos usuários acessam o Instagram uma vez ao dia e 35% acessam várias vezes.

Se você ainda não incorporou a rede em seus negócios, é hora de colocar isto em prática! Se você já está no Instagram, aprenda como você pode impulsionar ainda mais esta estratégia!

Como utilizar o Instagram para meu negócio?

#1 – Cuide bem das imagens

No Instagram as imagens são as protagonistas, por isso, trate de utilizar belas fotografias, com boa resolução. Evite o uso exagerado de filtros e tome cuidado com imagens de humor. Dependendo da sua área de atuação e do tom da piada, isso pode causar um grande problema.

#2 – Não se esqueça do texto

As imagens ocupam papel de destaque, mas o texto é fundamental para o sucesso de sua marca no Instagram. Crie legendas criativas e envolventes que podem completar ou justificar o post.

Aproveite este espaço também para contar histórias, apresentar seus produtos e até mesmo seus clientes.

#3 – Escolha bem as hashtags

Faça uma pesquisa e encontre hashtags ligadas ao seu nicho. Crie tamhashtagbém uma hashtag própria e incentive seus usuários a utilizá-la.Além de divulgar seu negócio, uma hashtag específica facilita o monitoramento da marca.

#4 – Faça um planejamento

Assim como em qualquer estratégia de comunicação, é preciso planejar cada ação desenvolvida no Instagram.

Monte um cronograma de postagens, faça um mapeamento de assuntos a serem abordados e veja o que os concorrentes estão fazendo.

Acompanhe e analise os números da página e de forma alguma deixe de responder seus seguidores.

#5 – Envolva seu público

Instagram_UsuariosIncentive seu público a postar fotos de seus produtos ou de seu serviço e a utilizar uma hashtag de sua marca.

#6 – Promova o seu produto

Utilize o Instagram para ensinar os seus usuários a melhor forma de utilizar o seu produto ou como contratar o seu serviço. Apresente seus diferenciais e como ele se encaixa no dia a dia das pessoas. O uso de imagens ajuda na melhor compreensão e facilita algumas explicações.

#7 – Utilize o Instagram Direct

Utilize o Instagram Direct para conversar com seus seguidores, agradecer por um compra ou foto, esclarecer dúvidas, oferecer descontos e divulgar promoções. Lembre-se sempre de buscar um meio-termo e respeitar a privacidade de seu usuário.

#8 – Mostre os bastidores

Humanizar a marca é uma tendência cada vez mais forte e, de certa forma, exigida pelo público. Mostre os bastidores de seu negócio: o dia a dia da empresa, funcionários, a produção, entre outras curiosidades.

# 9 – Aposte nos vídeos

Instagram-VideoOs vídeos no Instagram têm até 15 segundos de duração e são populares entre os usuários. Crie histórias, apresente sua marca e produtos, e envolva seu público.

#10 – SDV

Sim! Siga de volta! Essa é uma das maneiras mais simples de conhecer seu público. Conheça as preferências de seus seguidores e interaja com eles. Curta as postagens que você considerar interessantes e, quando realmente valer a pena, faça um comentário! Você irá ganhar a simpatia de seu público e vai incentivá-lo a fazer o mesmo em seu perfil!

 

 

Sobre a ETC:

A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais. 


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat