CINEOP ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA SESSÕES CINE-ESCOLA

13, maio 2019


CINEOP ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA SESSÕES CINE-ESCOLA

OURO PRETO-MG 15.06.2018 – CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO – Sessão Cine-Escola – Local: Cine-Teatro Foto: Beto Staino /Universo Producao

 

Programa beneficia alunos e educadores com sessões cine-escola e cine-debates; cadastramento pode ser feito até 20 de maio pelo site www.cineop.com.br

 

A 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 05 a 10 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto, está com inscrições abertas e gratuitas para o Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema. O programa oferece uma agenda que une as linguagens cinema e educação direcionadas aos estudantes e educadores, com a oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates para alunos a partir de cinco anos de idade. O programa, oferecido desde a primeira edição do evento, beneficiará cerca de 3 mil alunos da rede pública local.

 

“A CineOP tem uma proposta única e pioneira dentro do calendário audiovisual brasileiro, por desenvolver ações em três eixos principais: História, Preservação e Educação. Entendemos que somente a partir da sensibilização do público, já a partir da idade escolar, poderemos desenvolver cidadãos conscientes da importância do cinema como registro da nossa sociedade. Além disso, o programa funciona como ferramenta pedagógica, ao favorecer o aprendizado de temáticas fundamentais para a absorção de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento”, explica a coordenadora geral do evento e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

 

As escolas interessadas em participar do Cine-Expressão podem consultar o regulamento e se inscrever gratuitamente até 20 de maio pelo site cineop.com.br. As sessões serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro (Centro de Convenções) – que terá a instalação de um cinema digital especialmente para receber a programação. As sessões serão realizadas nos dias 6, 7 e 10 de junho (quinta, sexta e segunda), com exibições de filmes brasileiros que abordam temas universais e pertinentes ao mundo contemporâneo.

 

PROGRAMAÇÃO TERÁ CURTAS E LONGAS PARA DIVERSAS IDADES

Para crianças de 05 a 07 anos, serão exibidos curtas que tocam em questões raciais, comportamento, meio ambiente e tecnologia, em sessões programadas para o Cine-Teatro. São eles as animações “Menina bonita do laço de fita”, de Diego Lopes e Claudio Bitencort (PR); “O monstro e a floresta”, de Myl Hause (BA); e “As aventuras do Chauá”, produzida coletivamente pelos Alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte (ES). Também integra a seleção a ficção “Sansão”, dirigida por David Azevedo (MG).

 

Já os estudantes de 08 a 10 anos terão contato com temáticas relacionadas à construção de sonhos, projetos de vida e envolvimento do ambiente escolar, com sessões programadas para o Cine Vila Rica e para o Cine-Teatro. A seleção abarca os curtas de ficção “Missão Estelar”, de Raphaela Teles (SP); “Guri”, de Adriano Ribeiro (ES); e “O Fim do Recreio”, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (PR), além da animação “Vivi Lobo e o quarto mágico”, dirigida por Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (PR).

 

Para a turma com idade entre 11 e 13 anos, a escolha foi o longa “O segredo dos diamantes”, assinado pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton, com exibição no Cine Vila Rica. Já os jovens a partir de 14 anos poderão conferir a exibição do filme “Eleições”, documentário em longa-metragem que tem direção de Alice Riff (SP), agendada para o Cine-Teatro.

 

SERVIÇO:

14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, 05 a 10 de junho

CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA

Inscrições abertas e gratuitas: até 20 de maio, pelo site cineop.com.br

Sessões: Nos dias 6, 7 e 10 de junho, sempre às 8h30 e às 14h

Número de vagas: 3.000 alunos

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366 – Universo Produção

 

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público

 

SOBRE A CINEOP

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual com alcance nacional e internacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 14ª edição de 05 a 10 de junho de 2019 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. Trata-se de uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil a enfocar o cinema como patrimônio, a história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Oferece uma programação abrangente e gratuita com homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates,seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e atrações artísticas. Realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

 

 

***

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao

(A utilização das imagens é livre, desde que citados os devidos créditos)

 

 

Acompanhe a 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: cineop.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / CineOP
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

***

 

Serviço:

14ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

05 a 10 de junho de 2019

 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

Parceria: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Apoio: Instituto Universo Cultural, Prefeitura de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa|Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção  – Laura Tupinambá – (31) 3282.2366  imprensa@universoproducao.com.br

ETC Comunicação  –  (31) 2535-5257 | (31) 99120-5295 – Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br / Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Produção de textos: Marcelo Miranda

 



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *