Na abertura da 13ª CineBH, produtora mineira Filmes de Plástico recebe homenagem e anuncia parceria com Rodrigo Teixeira em novo projeto

18, set 2019


Cerimônia foi marcada pela celebração de dez anos da produtora, hoje reconhecida mundialmente, na sequência, pré-estreia nacional de “A Vida Invisível”, filme de Karim Aïnouz que representa o Brasil na corrida do Oscar 2020

Numa cerimônia de abertura cheia de emoção e novidades, a 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte começou na noite de terça-feira, num Cine Theatro Brasil Vallourec com todas as cadeiras ocupadas. O evento, que segue até o dia 22, teve este seu primeiro momento marcado pela homenagem à produtora mineira Filmes de Plástico, que completou uma década de atuação, e pelo anúncio da parceira com a RT Features no novo projeto “Vicentino pede desculpas”.

A temática da 13a CineBH, “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro” foi apresentada em um vídeo que mobilizou a plateia. Imagens de acontecimentos no Brasil e no mundo alternaram com notícias sobre o status do cinema brasileiro no país e no exterior, destacando iniciativas do atual governo para minimizar as políticas públicas voltadas para a cultura e, em especial, para o audiovisual, mostrando esse paradoxo. A plateia aplaudiu por longos minutos, demonstrando seu apoio ao cinema brasileiro.

Os quatro integrantes da Filmes de Plástico – Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Gabriel Martins – receberam o Troféu Horizonte das mãos de Norberto Novais de Oliveira, pai de André e ator em vários filmes da produtora, como “Ela Volta na Quinta” e “Quintal” – títulos que serão exibidos ao longo da Mostra.

20190917. BELO HORIZONTE. MG. 13» CINEBH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL. HOMENAGEMrË produtora FILMES DE PLçSTICO.. Foto Netun Lima/Universo Produ‹o

Emocionado, Norberto de Oliveira, ao entregar o troféu para seu filho e companhia, dedicou a homenagem à memória da esposa. “Ela estaria muito orgulhosa e feliz neste momento. Sinto como se ela estivesse aqui conosco. Mais que amigos, esses rapazes se tornaram uma verdadeira família. E isso é essencial.”

Maurílio Martins ressalta a importância de receber esta homenagem no palco do Cine Teatro Brasil Vallourec. “Comecei a frequentar este cinema aos doze anos de idade. Era o ingresso mais barato de Belo Horizonte e por isso, era o cinema mais, acessível, mais democrático. É muito significativo receber essa homenagem num espaço como este”.

A celebração à Filmes de Plástico foi marcada por uma performance audiovisual toda pensada em relação às trajetória do grupo. Com direção de Grazi Medrado e Chico de Paula, a apresentação teve as atrizes Rejane Faria e Grace Passô – ambas atuaram em filmes da produtora, como “Temporada” e “No Coração do Mundo” –, o multiartista Robert Frank (também ator em vários trabalhos do quarteto) e a banda Diplomattas, que fez a trilha sonora do último longa dos mineiros.

Conectando diretamente a homenagem ao filme de abertura, Thiago Macêdo anunciou no palco uma coprodução entre a Filmes de Plástico e a RT Features, capitaneada por Rodrigo Teixeira – que estava presente e produziu o filme exibido logo em seguida, o premiado “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz.

20180828. BELO HORIZONTE. MG. 12ª CineBH. Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e 9º Brasil CineMundi. 9º Internacional Coproduction Meeting. FILME DE ABERTURA | PRÉ-ESTREIA NACIONAL SOL ALEGRIA. Foto: Leo Lara/Universo Producao

Thiago Macêdo Correia, comentou sobre o projeto. “É uma ideia do Gabriel, uma história muito bonita, que estamos desenvolvendo com muito carinho há alguns anos. Essa parceria vai marcar uma nova fase da produtora. Queremos cada vez mais levar essas histórias periféricas para todas as telas.”

“É um prazer para nós produzimos um roteiro tão sensível, de um projeto tão especial. O filme será totalmente financiado, não utilizará recursos públicos. Esperamos contribuir para que este e outros filmes da produtora mineira conquistem o mundo”, ressaltou Rodrigo Teixeira.

A exibição, em pré-estreia nacional, de “A Vida Invisível” – filme que vai tentar uma indicação ao Oscar em 2020 – contou com a presença de Carol Duarte, Júlia Stockler e Maria Manoella, entre outros atores e atrizes do elenco, que acompanharam o encantamento do público mineiro com a história das irmãs Eurídice (Carol) e Guida (Julia), separadas na juventude, nos anos 1950, por conta de uma gravidez inesperada. Adaptado do livro de Martha Batalha, o filme atravessa décadas e gerações ao seguir a tentativa de ambas em se reencontrarem num Brasil marcado pela opressão, machismo e preconceito.

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br

No Twitter: @universoprod No Facebook: universoproducao / mostratiradentes / cineop / cinebh

No Instagram: @universoproducao

 

SERVIÇO

13ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI –
 10th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
17 a 22 de setembro de 2019

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC EM MINAS

Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL/INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOTCINE, MISTIKA, CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, APPA, SESI/ FIEMG, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, SEBRAE EM MINAS, Oi, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO.

Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB, BIOBIOCINE, CONECTA – CHILE DOC, CHILEDOC, MAFF, DOCSP, DOCMONTEVIDEO, VENTANA SUR, PROJETO PARADISO

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL

 

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Fundação Clóvis Salgado/Palácio das ArtesInstalação da CENTRAL DO CINEMA – *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Área de Convivência Cine-Café

Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima

Cine Theatro Brasil Vallourec| *Grande-Teatro 

Centro Cultural Sesiminas |*Teatro Sesiminas

MIS Cine Santa Tereza | *Sala de Cinema

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção– Laura Tupynambá– (31) 3282.2366 –imprensa@universoproducao.com.br

ETC Comunicação – (31) 2535.5257/(31) 99120.5295 – Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br

Nina Rocha – ninarocha@etccomunicacao.com.br

Produção de Textos: Marcelo Miranda



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *