Sistema Ocemg promove palestra gratuita sobre Cooperativismo

28, nov 2017


Setor movimenta em Minas Gerais mais de R$ 40 bi por ano e emprega cerca de 40 mil pessoas em 768 cooperativas

Quem estiver interessado em constituir uma cooperativa pode participar da palestra gratuita Orientações Básicas sobre o Cooperativismo, no dia 29 de novembro, quarta-feiraa partir das 9h, na sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 – Funcionários, Belo Horizonte). A iniciativa é aberta ao público em geral. Para participar, basta fazer o download da ficha de inscrição no site www.minasgerais.coop.br e enviá-la preenchida para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br. As vagas são limitadas.

O objetivo da palestra é orientar os participantes a respeito dos fundamentos básicos e do funcionamento de uma cooperativa. O conteúdo programático da palestra conta com informações sobre o cooperativismo e os aspectos jurídicos e contábeis relativos a essa forma de empreendimento.

 Em Minas Gerais, o segmento vem registrando números cada vez mais positivos. Na última terça-feira, 21 de novembro, 18 cooperativas mineiras foram reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Elas participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criado em 2013, também para auxiliar no processo de gestão.

 O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, explica que uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. De acordo com ele, a iniciativa tem o propósito de fomentar a cultura da cooperação e do empreendedorismo no Estado. “As palestras de orientações básicas acontecem há muito tempo e sempre temos demanda de pessoas interessadas nesse modelo inovador de negócios que é o cooperativismo”, ressalta. 

 Cooperativismo em Minas Gerais

De acordo com o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, organizado pelo Sistema Ocemg, o setor movimentou R$ 43,3 bilhões em todo o Estado ao longo do último ano, um crescimento de 13,3% em relação a 2015. O cenário é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema Ocemg, que investe fortemente no aperfeiçoamento da gestão do segmento, entre outras iniciativas, mas também é resultado do interesse da população.

Minas Gerais possui, hoje, 768 cooperativas. Somente em 2016, foram criadas duas mil vagas de empregos diretas nesses empreendimentos, totalizando 38.215 empregados, distribuídos em dez ramos de atividades. E, no que depender do Sistema Ocemg, estes números devem crescer ainda mais.

 PASSO A PASSO PARA CONSTITUIR UMA SOCIEDADE COOPERATIVA

Uma cooperativa é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por, no mínimo, 20 pessoas físicas (ou sete, no caso específico das cooperativas de trabalho), com um projeto ou negócio viável. Para abrir uma cooperativa, é importante que os interessados elaborem um projeto a partir de um estudo profissional sobre sua viabilidade econômica. Isso para garantir que o empreendimento sobreviva a um mercado altamente competitivo.

Vale lembrar que a cooperativa é formada por cooperados, que são os donos do empreendimento. Caso a conclusão de sua viabilidade seja positiva, deverão ser elaborados uma Ata de Constituição e um Estatuto Social da organização, conforme determina a legislação federal (Lei 5.764/71). 

Finalizado, este material deve ser encaminhado para o Sistema Ocemg, aos cuidados da Gerência Jurídica, para análise e concessão do pré-certificado de registro. Esta é uma determinação da Lei 15.075/04, de abrangência estadual. Essa etapa é fundamental para que os documentos possam ser registrados, em sequência, na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para solicitação e fornecimento do cartão do CNPJ da nova cooperativa. Por fim, os documentos constitutivos retornam ao Sistema Ocemg, juntamente com o CNPJ, ficha cadastral, obtida no site do Sistema Ocemg, e a solicitação de registro definitivo.

 COMO CONSTITUIR UMA COOPERATIVA:

  •   Mínimo de 20 pessoas (excetuando-se as cooperativas de trabalho abarcadas pela Lei 12.690/12, com um mínimo de sete), que tenham interesses em comum e um projeto econômico viável;
  • Elaboração da Ata de Constituição e do Estatuto Social da sociedade;
  •  Apresentação dos documentos constitutivos à Gerência Jurídica do Sistema Ocemg;
  • Encaminhamento dos documentos constitutivos para a Jucemg e Receita Federal;
  • Confirmação, junto ao Sistema Ocemg, dos documentos, CNPJ e ficha cadastral da nova cooperativa para obtenção do registro definitivo

 O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.  

SERVIÇO:

Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo

Data: 29 de novembro, quarta-feira

Horário: 09h às 12h30

Local: Sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 – Funcionários – Belo Horizonte)

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

(31) 2535-5257 | (31) 99120-5295

Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br 



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *