Principais tendências de Marketing Digital para 2018

5, jan 2018


2018 chegou e já é hora de pensar em algumas estratégias para que sua empresa saia na frente dos concorrentes e se destaque no mercado. O Marketing é uma área que está sempre em evolução, por isso é importante estar sempre atentos às mudanças que ocorrem o tempo todo. Estar antenado nas principais tendências de Marketing Digital para 2018 é essencial. 

Pensando nisso, no post de hoje a gente selecionou as estratégias que estarão em alta nesse ano que se inicia. Vamos lá?!

 

Personalização do site e de e-mail Marketing

 

Que a relevância do seu site e o engajamento são fatores muito importantes para a atração de novos leads todo mundo já sabe. No entanto, é de fundamental importância sua personalização para que esse objetivo seja cumprido. A principal tendência no que diz respeito a esse assunto é o aumento do uso de inteligência artificial substituindo práticas manuais.

Essa personalização também pode e deve ser adotada na estratégia de e-mail marketing. A prática de segmentar o público para o envio de e-mails já é adotada por 88,4% das empresas, segundo o Email Marketing Trends 2017. As empresas que ainda não adotam esse tipo de postura possuem grandes chances de perder oportunidades de encaminhar conteúdos relevantes para quem deseja consumi-lo.

 

Realidade virtual

 

A utilização da realidade virtual tem crescido bastante nos últimos tempos e é uma forte tendência para 2018. Um de seus principais objetivos é auxiliar na decisão de compra do consumidor, tendo em vista que ele visualiza melhor o produto que deseja comprar ou o serviço que está pensando em contratar.

Esta ferramenta tem sido muito utilizada por imobiliárias, com o objetivo de permitir que o cliente visualize o interior do apartamento antes menos de visitá-lo. Também tem sido adotada na educação, principalmente na formação de Medicina, permitindo aos estudantes estudarem anatomia com corpos virtuais. A expectativa é de que ao longo do ano se expanda para as mais diversas áreas, facilitando a decisão do consumidor.

 

Uso de chatbots também é tendência de Marketing Digital para 2018

 

Segundo pesquisa realizada pela “State of Marketing”, 30% do orçamento de marketing das empresas é destinado a canais que não existiam há alguns anos. A promessa é que esse orçamento cresça ainda mais, dificultando assim o gerenciamento manual desses mecanismos.

Para facilitar essa comunicação, os chatbots se tornarão mais presente no dia a dia do marketing das empresas, provando que experiências mais conectadas entre usuário e empresa são o futuro do digital. Além disso, os chatbots são alternativas para melhorar o relacionamento com os clientes, pois eles estarão engajados em redes sociais, aplicativos e sites, numa experiência autêntica e espontânea.  

 

Utilização mais frequente de vídeos

 

Além da realidade virtual, que também é um atrativo do audiovisual, 82% do tráfego da internet até 2020 será por meio de vídeos, segundo a Cisco. A produção de vídeos em tempo real nas lives do Facebook e Instagram permite assistir as curvas de audiência em tempo real, trazendo conteúdo que atenda às expectativas do seu público.

Utilizar-se mais uma vez da inteligência artificial para que ela identifique a expressão e comportamento de quem estiver assistindo ao seu conteúdo também é uma alternativa que estará em alta nos próximos anos, fazendo com que você segmente seu conteúdo de acordo com as necessidades de sua audiência.

 

Influenciadores

 

Que eles são cada vez mais importantes para a divulgação de produtos ninguém duvida. No entanto, é necessário tomar cuidado na hora de contratar influenciadores para trazer público às suas redes.

Não basta apenas ter audiência: é necessário que esse influenciador também tenha relação com o conteúdo que você produz e, principalmente, com o seu produto. Hoje, existem quase 100 empresas especialistas apenas em Marketing de Influência, comprovando a ascendência cada vez maior desse tipo de estratégia.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais as principais tendências de marketing digital para 2018, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades e conteúdos.



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *