fbpx

Oitava edição do Fórum das Letras de Ouro Preto será voltada para a produção literária

out 25, 2012


Acaba de ser anunciada a data da oitava edição do Fórum das Letras de Ouro Preto. O encontro literário acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro, na cidade histórica mineira, com o tema “Como se faz um livro?”. A feitura deste objeto tão cultuado e todos os processos artísticos e inspiradores envolvidos em sua produção serão temas de diversos debates entre escritores, editores, agentes literários e livreiros durante quatro dias. Como tradicionalmente acontece, o evento será ainda enriquecido pela realização de atividades paralelas, como o Fórum das Letrinhas, voltado para o público infantojuvenil, a Via-Sacra Poética, que espalha poesia pelas ruas da cidade, e pelo Ciclo de Jornalismo e Literatura, que contribui com a formação dos novos jornalistas.

Entre os nomes já confirmados, estão os escritores Antônio Cícero, Eduardo Jardim, Fabrício Carpinejar, Fernando Molica, Jorge Ferreira, Lucas Figueiredo, Lucília Neves, Nélida Piñon, Paulo Markun e Santiago Nazarian. Os convidados participarão dos debates realizados no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA) e no Cine Vila Rica, tradicional cartão postal da cidade, localizado no centro histórico ouro-pretano. Discussões sobre e-books e outras possibilidades de leitura abertas no advento da era digital também serão abordadas pelo encontro, comprovando sua atualidade em relação aos mais importantes assuntos literários discutidos recentemente.

“O evento tratará dos processos de criação dos escritores nos mais diversos gêneros – romance, conto, crônica, ensaio e poesia – e também da produção industrial do livro em uma grande editora. Serão abordadas todas as importantes etapas de editoração, marketing, divulgação, distribuição e comercialização indispensáveis para que esse produto chegue a seu leitor. Como se faz um livro? Essa é a pergunta que o evento tenta responder, ouvindo diversos profissionais que trabalham de forma coordenada para que esse tapete mágico, capaz de transportar seus leitores para outros mundos, possa alcançar a plenitude na realização de sua razão de ser”, explica a idealizadora do evento, Guiomar de Grammont.

Programação paralela

A exemplo do que ocorreu em 2011, a curadoria dos diversos espaços que compõem o Fórum das Letras será compartilhada com professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), entidade promotora do evento. “A experiência foi tão bem-sucedida que decidimos manter este formato. Isso permite um maior aprofundamento entre os curadores e suas respectivas áreas, propiciando assim o enriquecimento temático do Fórum das Letras”, avalia Guiomar.

Alunos de Ouro Preto e região serão beneficiados com ações do Fórum das Letrinhas, que envolvem atividades diversas, como Tem um autor na minha escola!, Narração de Histórias, Tenda Literária, Varal Literário, Trem Literário, Vila Rica de Livros, além da exposição Atrás das Páginas. Complementam as ações apresentações teatrais e a oficina Como se faz um livro: “Reinventando a Leitura, Recriando a Literatura”, com Thaís Albieri, da Revista Emília, que têm como objetivo aperfeiçoar ainda mais a interação entre as crianças e o universo lúdico criado pelas histórias. Para os professores, está previsto o curso “Livros x Leitura: O desafio da montagem do acervo na escola”. As ações serão coordenadas pela pedagoga Tereza Gabarra.

O foco na formação de leitores e profissionais segue com a programação do Ciclo de Jornalismo e Literatura. Coordenado pelos professores Marta Maria e Reges Schwaab, o curso contará com a presença dos jornalistas Alexandra Lucas Coelho, correspondente do jornal Público, de Lisboa; Carlos Andreazza e Mário Magalhães e da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Cristiane Costa. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas em breve por estudantes e profissionais da área pelo site www.forumdasletras.ufop.br.

A literatura também está presente em todos os momentos do Fórum das Letras. Por isso, a Via-Sacra Poética será responsável por preencher o intervalo entre os debates com cultura e poesia. São apresentações teatrais, musicais e outras manifestações artísticas, que acontecerão em frente ao Cine Vila Rica e em outros pontos turísticos de Ouro Preto. A intenção é promover o encontro do público com autores jovens ou já consagrados, fazendo com que a arte seja integrada ao cotidiano da população e dos visitantes.

O Fórum das Letras de Ouro Preto é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP). O evento conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Governo de Minas, Vale e Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e é apoiado pela TV UFOP, UFOP Educativa, Sesi Fiemg, Trem da Vale, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), Completur Jr. e Multicultural.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG
(31) 2535-5257 // (31) 9120-5295
Núdia Fusco: nudia@etccomunicacao.com.br



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat