O Instagram mudou: como funciona e como se adaptar ao novo algoritmo

6, mar 2018


Durante a semana, uma questão que voltou à tona foi o polêmico algoritmo do Instagram. Você reparou que a as curtidas em seus posts diminuíram? Pode ficar calmo que não foi só com você. Recentemente a rede social mudou, mais uma vez, os seus quesitos de entrega de fotos, engajamento e captação de audiência, e está exigindo ainda mais do usuário para aparecer no feed dos seus seguidores.

Mas, afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Bom, o algoritmo é baseado em três princípios básicos:

Temporalidade

Por mais que a ordem cronológica não seja mais um fator de determinante, ele ainda acredita que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

Engajamento

O Instagram é a rede que mais engaja no mundo. Post com muitas curtidas, e principalmente, muitos comentários, ganham relevância na rede e aparecem com mais frequência ao público. Se este envolvimento for nos primeiros instantes da postagem, melhor ainda!

Relacionamentos

Já reparou que posts de seus amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas aparecem no topo? Isso acontece porquê o Instagram analisa os perfis com quem você se relaciona mais para entender a relevância das postagens para sua experiência.

Ok, mas como posso melhorar meu desempenho no Instagram e me tornar relevante para a minha audiência?

Confira algumas dicas para ter sucesso em sua conta no Instagram!

1- Descubra os melhores horários de postagem

Descobrir o horário de postagem significa entender qual o horário que seu seguidor mais acessa ao aplicativo. Essa é uma forma fundamental para garantir o engajamento inicial do post, que é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.

2- Converse com os seus seguidores

Como já falamos, um dos fatores principais para definição do algoritmo é o engajamento. Portanto, converse com com seu seguidor!

Em sua recente mudança, o Instagram vai restringir a exposição com base no envolvimento e será necessário responder os comentários em até 60 minutos. E atenção, emojis e elogios genéricos serão considerados spam!

Uma dica: comente com quatro palavras ou mais, assim você terá a probabilidade do comentário aparecer como engajamento.

3- Crie conteúdo que as pessoas falam sobre

O Instagram valoriza também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar. Marcações de outros usuários, compartilhamento privado e no stories, demonstram que sua postagem é relevante a ponto de convidar para outras pessoas verem.

Uma boa estratégia é fazer postagens que façam seu usuário pensar em amigos e familiares!

4- Crie uma identidade visual

Uma boa identidade visual vai ajudar a se destacar para seus seguidores e ajudarem a identificar que o post é seu.

5- Conheça o seu seguidor

Saber quem é o seu público é fundamental para oferecer o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha a sua marca, conheça a sua persona e suas particularidades de seu comportamento.

6- Não esqueça de um bom conteúdo

Nem só de imagem vive o Instagram. Apesar de ser uma rede social que trabalha muito com o visual, um bom conteúdo escrito tem muita relevância.

Então, crie boas legendas, faça posts informativos e interessantes, escreva uma boa história e, se possível, faça bom uso do humor e de uma linguagem mais leve!

7- Use o Instagram Stories

Com seu próprio algoritmo, você pode usar e abusar do Stories! Com cada vez mais recursos, que permitem maior customização e visual mais interessante, a relação com o seguidor fica ainda mais estimulada. E olha só, quanto mais as pessoas assistem suas histórias, mais chances de receberem sua publicação!

Aproveite as enquetes, os gifs, as localizações compartilhadas e os filtros para criar bons conteúdos. Além disso, a nova ferramenta de ‘Destaques’ no perfil, permite que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

8 – Hashtags

As hashtags são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a se conectar. Com o novo recurso que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas #não #seja #o #louco #das #hashtags. Apesar de o Instagram permitir até 30 hashtags, a rede social pode considerar o usuário como spam. As boas práticas recomendam uso de até 5 hashtags e variá-las de acordo com o assunto de cada publicação.

Ah, e não coloque NUNCA as hashtags nos comentários, se não sua publicação não irá aparecer nas pesquisas de tag.

9 – Anúncios

Os anúncios no Instagram permitem o uso de cliques em link, o que organicamente só é permitido na bio. Eles aumentam o engajamento com suas postagens, trazem novos seguidores e aumentam a visualização do seu perfil. Além de ser um importante sinal para o Instagram de mostrar que você está investindo na rede.   

10 – Evite alterações nas primeiras 24 horas

Evite mudar legendas e marcações do post para não ser confundido com spam. Alterações podem ser confundidas como pontos negativos para o algoritmo, prejudicando o alcance orgânico.

São muitos detalhes que fazem a diferença, mas o mais importante para o sucesso no Instagram é sempre ficar de olho nas mudanças da rede, e sempre explorá-la ao máximo. Faça testes e conte para gente o que achou!



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