Marketing digital para pequenas empresas

2, out 2018


Se você pensa que o seu pequeno negócio não precisa ter presença digital, há algo errado no seu planejamento de comunicação. Trabalhar o marketing digital para pequenas empresas é essencial para que a marca seja vista e alcance o público-alvo.

 

Com o avanço da internet e das tecnologias, a interação e engajamento online se tornaram essenciais para aumentar as vendas. A internet se transformou em um meio perfeito para que pequenas empresas divulguem seus serviços sem muito custo.

 

Porém, é importante ter em mente que um bom plano de marketing requer esforço e dedicação. Não basta ter uma página no Facebook ou uma conta no Instagram para conquistar novos clientes. Um conteúdo rico, com foco no seu público-alvo, que utilize as técnicas de SEO são pontos importantes para sua estratégia de marketing digital.

 

Marketing digital também é importante para pequenas empresas

 

Veja como sua pequena empresa pode ganhar forças na internet e conquistar novos clientes.

 

Saiba quem é o seu público

 

Antes de tudo, você precisa saber qual o perfil dos consumidores do seu serviço. Você está conversando com empresários, donos de empresas ou estudantes, mães e pais?

 

Com essas informações, você conseguirá planejar o tom da linguagem ideal. Além de também entender quais as melhores plataformas para investir em conteúdos sobre a sua marca.

 

Vamos usar como exemplo um salão de beleza para mulheres. A empresa deverá estar presente em redes sociais onde pessoas procuram por cuidados de beleza. Talvez não seja interessante focar no LinkedIn, por exemplo, por causa do seu teor mais empresarial. Nesses casos, redes mais próximas ao dia a dia dos clientes, como Facebook e Instagram, são mais interessantes.

 

O marketing digital para pequenas empresas ajuda a fortalecer a presença nas redes sociais. No exemplo citado acima, o público terá mais facilidade para encontrar informações sobre o salão, e o salão, mais possibilidades para atrair novos clientes.

 

Construa uma presença digital

 

Tendo em mente qual é o seu público e onde ele está presente, é o momento de construir uma forte presença digital. O primeiro passo é ter uma página sobre o seu negócio. Nela, o cliente poderá encontrar informações sobre a história da sua empresa, produtos e serviços, os valores e formas de fazer contato.

 

As estratégias nas redes sociais da sua empresa devem sempre conversar com esta página principal. Chamar para o acesso e interação são ações interessantes. A dica é também criar um blog com conteúdo relevante e otimizado com técnicas de SEO, levando-o para o topo do ranking do Google. Assim, mesmo que sua empresa tenha um pequeno porte, ela será encontrada pela busca orgânica sem gastos com anúncios ou posts patrocinados.

 

Porém,  para que a presença digital de sua marca seja forte e eficiente, é fundamental produzir conteúdos relevantes.

 

Produza conteúdos relevantes

 

Nada adianta ter um blog sem que o conteúdo seja de interesse do seu público. Hoje, as estratégias de Inbound Marketing trabalham com a metodologia de atração e conversão. Você precisa educar o seu público antes de apresentar para ele os seus serviços e transformá-lo em um cliente.

 

Para isso, o planejamento de conteúdo para o marketing das pequenas empresas deve focar nos interesses dos clientes. No caso do salão que falamos anteriormente, o conteúdo deve priorizar o que uma pessoa que vai cortar o cabelo quer saber, por exemplo. Assim, a empresa deverá focar na produção de um conteúdo que atraia quem gosta de cuidados de beleza.

 

Com conteúdos relevantes na internet, o seu negócio será encontrado por quem procura sobre os temas relacionados aos seus serviços. Com isso, pequenas empresas têm chances de serem encontradas e competir com grandes negócios. Atraindo quem tem interesse na área dos seus serviços e produtos, fica muito mais fácil finalizar uma venda.

 

Ficou curioso sobre como expandir o alcance da sua marca?  Confira nosso E-Book com as 10 dicas infalíveis para divulgar o seu negócio.

 

Entre em contato com a ETC Comunicação e faça um planejamento de marketing com profissionais especialistas na área.

 



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *