Marketing de Conteúdo x Assessoria de Imprensa: você sabe a diferença?

26, jan 2018


Produzir conteúdo relevante para a sua audiência é fundamental para que o marketing digital atinja bons resultados. Ao mesmo tempo, distribuir esse conteúdo em canais específicos e corretos também é de suma importância para sua empresa. Por essa razão, algumas pessoas ficam em dúvida na hora de optar entre Marketing Digital e Assessoria de Imprensa, sem saber ao certo a diferença.

 

Mas você sabia que essas duas áreas podem trabalhar juntas e, inclusive, que uma colabora para que a outra traga resultados significativos para sua empresa? No post de hoje vamos explicar a diferença de cada uma e como elas podem exercer, juntas, os seus papéis. Acompanhe!

 

O que é Assessoria de Imprensa?

 

Em linhas gerais, uma das principais funções da assessoria de imprensa é servir como ponte entre a empresa e os veículos de comunicação. A partir do trabalho do assessor de imprensa, o assessorado (que pode ser também uma pessoa física, um evento, uma instituição pública, entre outros) ganha uma visão positiva perante a sociedade.

 

Como a assessoria contribui para isso? Ela desenvolve estratégias, cria releases, sugestões de pautas, entra em contato com jornalistas, agenda entrevistas e prepara o entrevistado. Também realiza media training e apresenta relatórios de atividades e de resultados alcançados.

 

Para que isso aconteça de forma efetiva, o assessor deve conhecer a fundo os seus clientes: a sua história, quais são os seus concorrentes, como está o mercado, quais são seus pontos fracos e pontos fortes. Por meio de todas essas informações, o profissional terá informações do potencial noticioso de seu assessorado e quais mídias terão interesse em publicar suas informações. É aí que ele cria o relacionamento junto à mídia.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para que sua audiência fique engajada e faça crescer suas redes sociais, por meio da criação de conteúdo relevante e que gere valor para seu público-alvo. Esse conteúdo vai auxiliar seu público em todo o processo de compra da maneira mais natural e espontânea possível, atraindo para o objetivo final: que seu potencial cliente considere contratar e/ou comprar o seu produto e/ou serviço.

 

E qual a importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa? Ele aumenta o engajamento da sua marca, faz com que o relacionamento com o cliente seja melhorado, informa e nutre sua persona (potencial cliente) com conteúdo relevante e, principalmente, tem o poder de aumentar as vendas do seu negócio.

 

Além de tudo isso, o Marketing de Conteúdo também pode gerar mais tráfego orgânico para o seu site e gera mais leads orgânicos para sua empresa. Quanto mais conteúdo construir, mais leads orgânicos frequentarão o seu site, podendo converter, futuramente, em negócios.

 

E como a Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo podem trabalhar juntos?

 

O Marketing Digital e a Assessoria de Imprensa serão grandes aliados para fortalecer sua presença digital e atrair novos clientes. Caso o conteúdo produzido seja de qualidade, é essencial que seja disseminado para que mais pessoas tenham acesso a ele. A assessoria possibilita que essa distribuição tenha um alcance ainda maior, distribuindo o conteúdo em blogs e sites que tenham um número de interessados mais relevante.

 

A Assessoria pode, inclusive, colaborar para que haja compartilhamento de links entre conteúdos de empresas diferentes. Fazer linkagens externas é um fator muito importante para o ranqueamento de seu site no Google, podendo trazer mais visitantes ao seu canal. Além disso, o assessor pode intermediar guest posts (quando um convidado de outra empresa escreve conteúdo relevante para seu blog).

 

Viu como o Marketing de Conteúdo e a Assessoria de Imprensa, apesar de serem bem diferentes, podem trabalhar juntos para trazer resultados efetivos para sua empresa?

 

Agora que você já sabe as principais diferenças desses dois setores, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos bem bacanas sobre Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo!



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