Manual da assessoria de imprensa: tudo que você precisa saber

15, fev 2017


Preparamos um manual da assessoria de imprensa para esclarecer dúvidas recorrentes sobre esse serviço. Afinal, qual a verdadeira função do assessor de imprensa? Quais assuntos interessam aos veículos de comunicação? O que é uma pauta? E um press-kit? Quem é o porta-voz de uma empresa? E a fonte?

Se as respostas para essas perguntas ainda não estão claras na sua cabeça, o post de hoje é para você. Nosso manual da assessoria de imprensa vai te deixar por dentro de tudo isso e muito mais. Confira!

Manual da assessoria de imprensa - Assessoria de Imprensa Belo Horizonte

Para que serve uma assessoria de imprensa?

Nós já falamos aqui no blog sobre os benefícios que uma assessoria de imprensa pode gerar para você e para o seu negócio. Se você já leu esse conteúdo, sabe que as vantagens podem ser muitas.

Mas, e o papel do assessor de imprensa, você sabe qual é? Nosso manual da assessoria te conta o que esse profissional faz.

O papel do assessor de imprensa:

  • Obter espaço de mídia espontânea nas publicações informativas (jornais, revistas, tv, rádio, sites), conferindo credibilidade à informação publicada;
  • Oferecer atendimento profissional aos jornalistas que procuram a empresa no dia a dia;
  • Ter sempre pronto e atualizado material informativo, seja institucional (histórico, balanço anual etc.) ou em ações isoladas (campanhas, projetos etc.);
  • Conferir ainda mais credibilidade à gestão, em matérias publicadas em jornais e revistas especializadas na área;
  • Consolidar a imagem da organização como organização de ponta em sua região ou país e reforçar os conceitos de serenidade, modernidade e qualidade no atendimento;
  • Aumentar a base de clientes, associados ou parceiros, ao se conseguir mídia espontânea nos veículos que divulguem seus serviços;
  • Reforçar junto aos clientes a crença de que está permanentemente em evolução e crescimento, buscando a liderança regional e nacional;
  • Aprimorar a comunicação com os parceiros;
  • Reforçar os aspectos não mostrados nas campanhas publicitárias, como os institucionais, acadêmicos e de responsabilidade social;
  • Proteger a imagem da organização e evitar que seja alvo e objeto de boatos;
  • Montar um banco de imagens fotográficas dos eventos internos e externos;
  • Dispor de veículos de comunicação com públicos interno e externo;
  • Obter mais uma vantagem competitiva em relação às demais organizações do segmento do país;
  • Entender o que a imprensa quer pode ajudar a impulsionar o seu negócio;
  • Criar oportunidades e ajudar a explorar o que a empresa tem a oferecer;
  • Ajudar na preparação de entrevistas para os mais diversos tipos de veículos.

Pelo que a imprensa se interessa?

Alguns requisitos precisam ser atendidos para que os veículos de comunicação e os jornalistas se interessem pelo que você tem interesse em divulgar. O manual da assessoria de imprensa da ETC te conta quais são eles:

  • O assunto proposto deve ter forte vínculo com a atualidade;
  • Deve ser pertinente ao público a que se destina;
  • Deve ter temas, datas, pessoas e lugares com notoriedade;
  • Deve ter consequências na vida das pessoas;
  • E, claro: deve ser de interesse público.

manual da assessoria de imprensa bh - ETC Comunicação

Existem assuntos que atraem o interesse da imprensa, como:

  • Fatos inusitados;
  • Saúde financeira das instituições;
  • Disputa de mercados emergentes;
  • Comportamento dos mercados solidificados;
  • Negociações entre empresas e instituições;
  • Estratégias de marketing;
  • Mudanças na direção da empresa/instituição;
  • Relacionamento empresa/Governo;
  • Relacionamento empresa/comunidade;
  • Relacionamento empresa/concorrentes;
  • Relacionamento empresa/entidades representativas.

Manual da assessoria de imprensa: entenda a língua dos jornalistas

Entenda o significado de alguns dos jargões usados pelos profissionais:

  • Editoria: Tipos de repartição onde as redações se estruturam, agrupando assuntos afins, como política, economia, esportes, cultura etc.
  • Fechamento: Conclusão do trabalho da edição.
  • Deadline: Horário em que a matéria deve estar pronta.
  • Fonte: Quem fornece informações à imprensa, seja por iniciativa própria ou atendendo a uma solicitação.
  • Jabá: Corruptela do termo jabaculê, que define brindes dados a jornalistas com o objetivo de “comprar“ sua imparcialidade. Atitude antiética.
  • Lead: Abertura da matéria. Contém o que há de mais importante na notícia. Para isso responde a seis perguntas básicas: o que, quem, onde, como e por que.
  • Off: Declaração que o entrevistado dá com a condição de não tê-la atribuída a si (sentido mais comum). Usa-se muito a expressão “informação em off “.
  • Press-kit: Pasta ou envelope contendo um conjunto de informações a ser distribuído à imprensa, com o objetivo de informar sobre algum assunto que será detalhado em uma entrevista, por exemplo. Pode reunir textos, gráficos, tabelas, ilustrações e/ou fotos.
  • Pauta: Conjunto mínimo de informações sobre temas variados que constitui o ponto de partida para a produção de notícias de uma publicação.
  • Sugestão de pauta: Indicação de um assunto para estimular sua divulgação. Acompanha a sugestão de pauta a indicação de fonte credenciada a falar sobre o assunto. Utiliza-se a expressão “vender“ uma pauta.
  • Press-Release: Matéria pronta, com informações enviadas pela empresa à redação ou entregue ao jornalista. Funciona como subsídio para o trabalho jornalístico, embora algumas vezes seja publicado na íntegra.

Quem é a fonte e quem é o porta-voz de uma empresa?

A fonte

A fonte atende a imprensa no dia a dia e fala sobre sua área de atuação. É comum que estabeleça um relacionamento permanente com o jornalista. É considerada uma boa fonte aquele que:

  • Retorna as ligações e é rápido nesse retorno (mesmo quando for para dizer “não“);
  • Antes de contatar a imprensa, está seguro de que tem realmente um assunto de interesse jornalístico para oferecer;
  • Determina QUEM fala O QUE na sua empresa;
  • Sempre se prepara antes de qualquer entrevista;
  • Oferece tratamento igual a qualquer veículo;
  • Mantém sempre os compromissos de exclusividade;
  • É claro e objetivo ao dar entrevistas;
  • É simpático e cordial com os profissionais da imprensa.

Manual da assessoria de imprensa - Assessoria de imprensa MG

Manual da assessoria de imprensa: o que a fonte não deve fazer?

  • Oferecer para pagar a publicação de uma matéria;
  • Ligar para o jornalista nos horários de reunião de pauta ou fechamento;
  • Em um contato informal com um jornalista, falar mal de outro profissional da imprensa;
  • Usar a expressão “nada a declarar“ para não responder as perguntas ou fazer declarações sobre qualquer assunto a qualquer momento;
  • Ditar declarações e pedir que o repórter as repita durante uma entrevista;
  • Pedir para ler a matéria antes da divulgação;
  • Dar “offs“ em coletivas;
  • Ligar para a redação para pedir que algo declarado em entrevista não seja publicado;
  • Bajular jornalistas;
  • Se esconder atrás da assessoria de imprensa, principalmente em momentos de crise.

O porta-voz

O porta-voz é acionado nos momentos de conflito e fala sobre qualquer problema envolvendo a empresa e que possa gerar uma crise de imagem. Neste caso, a pessoa escolhida recebe um treinamento específico, geralmente dado pela assessoria de imprensa.

A dica do manual da assessoria de imprensa é que, em momentos de crise, a empresa deve adotar um só discurso, ainda que pronunciado por diferentes e autorizadas vozes.

Escolha uma assessoria de imprensa conhecida e experiente

Seja um evento, personalidade ou empresa, quem não quer sempre aumentar sua visibilidade e ficar mais próximo do público e da mídia?

Depois de ler nosso manual da assessoria de imprensa, que tal vir bater um papo conosco sobre os nossos serviços? A ETC tem vários eventos de grande porte e de diferentes segmentos na bagagem!

Para mais informações sobre o assunto, é só acompanhar o nosso blog ou curtir a ETC no Facebook.



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