fbpx

L2 Capital Partners projeta crescimento de 200%

set 2, 2015


Sucesso do novo modelo de gestão e fechamento de novos contratos e permite a empresa dobrar de tamanho a cada ano

A mineira L2 Capital Partners, asset management, localizada em Belo Horizonte e com larga experiência no mercado financeiro nacional e internacional, prevê aumento substancial no faturamento até o fim de 2016. A projeção é baseada no fechamento de novos contratos e reflexo do desempenho do inovador modelo de gestão estratégica-financeira, que os sócios vêm implantando em empresas de diversos segmentos, desde 2013. O programa é baseado numa abordagem multidisciplinar, que inclui competências nas mais diversas áreas de gestão e finanças, partindo de uma avaliação minuciosa dos balanços, patrimônio e processos.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado e experiência em companhias nacionais e internacionais, Marcelo López, sócio-diretor da empresa, reforça a contribuição do valuation, técnica amplamente utilizada em processos de fusões e aquisições (M&A), para o programa. Segundo ele, a ferramenta traz assertividade ao trabalho. “A avaliação é fundamental, pois, nos permite conhecer a empresa de dentro para fora, identificar os gargalos e, assim, criar soluções para alavancar ou potencializar resultados mais rapidamente e com o menor risco possível”, diz.

Outro diferencial é que a equipe realiza uma verdadeira imersão ao negócio, não se restringindo a prestar consultoria ao cliente, tornando-se parceiros. “Acreditamos que as empresas têm potencial para crescer e, para isso, nos dedicamos a conhecer seu cotidiano e estimular o esforço dos diversos setores, liberando os empresários para cuidarem do que realmente entendem”, afirma López.

Depois que as empresas estão organizadas, com foco num planejamento a longo prazo, o programa passa para uma segunda fase, que consiste na captação de recursos junto a investidores e/ou fundos para acelerar o processo de crescimento. “O que temos em mente é que, quando o cliente cresce, crescemos juntos”, afirma.

Sucesso em via dupla

Segundo o executivo, empresas de diversos segmentos vem buscando se adequar em matéria de gestão e governança corporativa, demostrando que o mercado nacional começa uma fase de amadurecimento. “Em breve, não existirá mais espaço para empresas mal estruturadas. Quem quer crescer a longo prazo, precisa de planejar e se reinventar, constantemente”, enfatiza.

O investimento para o desenvolvimento desse tipo de serviço pode variar de acordo com o tamanho e o segmento de atuação da empresa. “Não nos limitamos. Quando a empresa interessada tem potencial, mas não tem condições de arcar com os custos, e existem interesses de ambas as partes, nos tornamos sócios”, explica López, que ressalta que a participação da L2 no negócio pode chegar a 10%.

Entre os cases do programa está a Tecnofink, atuante nas áreas de prestação de serviços e tecnologia, e um dos primeiros clientes da L2 a colher frutos da reorganização das finanças. Depois da implementação do programa pela L2, a empresa alcançou rentabilidade anual superior a 17% – bem acima da média de empresas atuantes em seu setor, que varia de 6% a 12%. No período anterior, a própria empresa sentiu a necessidade de organizar o fluxo de caixa, gestão e logística e optou por contratar uma consultoria especializada. “A consultoria estratégica-financeira trouxe, sobretudo, readequação dos processos ao ritmo de crescimento e uma nova visão dos cenários a partir do plano de negócios, potencializando o crescimento fantástico que tivemos nos últimos anos”, afirma Thomas Fink, presidente da empresa, que considera a decisão acertada.

Outra empresa do ramo de tecnologia que decidiu investir em gestão financeira, a Briskcom Business Technology tinha como uma de suas metas a expansão dos negócios para outros mercados, aproveitando sua excelente reputação na prestação de serviços de telecomunicações via satélite. O novo modelo de gerenciamento começou a ser desenvolvido em outubro de 2014, a partir da avaliação criteriosa do fluxo de caixa e identificação de gargalos estruturais, e está sendo implementado.

O sócio-diretor Cláudio Calonge de Sá alega que é cedo para mensurar o trabalho, pois, trata-se de um investimento cujos frutos são colhidos a longo-prazo. No entanto, ele sinaliza alguns efeitos positivos, como o estabelecimento da governança corporativa, a redefinição de funções e responsabilidades, formação de preço e a integração das receitas operacional e financeira.

Empreendedor nato, Sá afirma que, por uma questão de sobrevivência, a empresa deve estar sempre se reinventando. “Nossa principal necessidade surgiu depois de termos alcançado solidez no mercado e consistia em agregar o valor do nosso produto, que é a inovação, aos nossos processos internos. Até o momento, estamos satisfeitos com o que temos visto: um projeto bem estruturado, personalizado e com excelente suporte de quem entende bem do assunto”, afirma.

L2 Capital Partners

Com sede em Belo Horizonte, a L2 Capital Partners conta com a atuação direta dos sócios e uma rede internacional de relacionamentos em diferentes setores da economia. É especializada na gestão de ativos e recursos (asset management), assessoria estratégica de finanças, planejamento financeiro para pessoas físicas e jurídicas, fundos multimercado, avaliação de empresas, Private Equity, capital empreendedor, ouro, entre outros.

 

 

Assessoria de imprensa
Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br


Sobre a ETC:
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.  


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Open chat