Influenciadores digitais na sua campanha de marketing

30, out 2018


Quando você escolhe um produto, sempre busca saber a opinião de pessoas que já o usaram, certo? Essa necessidade de uma referência de confiança, com a qual você se identifica, é o que fez empresas acrescentarem os influenciadores digitais a suas estratégias de marketing.

 

É o famoso marketing de influência.

 

Antes do crescimento da internet, você pedia um feedback para amigos mais próximos, pais e familiares. Hoje, o seu círculo de confiança cresceu. E os influenciadores digitais fazem parte dele.

 

Mas quem são esses tais influenciadores digitais? São pessoas cativantes, referências na internet em algum assunto. Transformaram-se em personalidades que representam um tipo de autoridade para os seus seguidores.

 

marketing de influência

Os influenciadores digitais estão em diversas plataformas

 

Ter o seu produto ou serviço avaliado por influenciadores digitais pode conferir prestígio a ele e aumentar o seu alcance na internet. Para entender melhor, um relatório feito pela TapInfluence and Influitive constatou que 92% dos consumidores prestam mais atenção a pessoas que lhes servem de referência do que a qualquer outra fonte. Ou seja, a fala de alguém que usou e experimentou o seu produto conta muito!

 

Será que sua empresa está preparada para usar corretamente os influenciadores digitais?  Confira as nossas dicas para implementar o marketing de influência:

 

1. Defina o seu objetivo

 

Assim como toda estratégia de marketing digital, é preciso definir qual o seu objetivo. Você quer mais engajamento na sua página, ou quer vender um produto específico? Sua meta é aumentar a autoridade da sua marca na área, ou educar os clientes a usarem seus serviços?

 

Traçado o propósito, é hora do planejar o uso de influenciadores digitais. 

2. Escolha bem o influenciador

 

Faça uma pesquisa entre os influenciadores digitais. Descobrir qual deles está de acordo com a sua marca é essencial. É preciso saber com que público ele conversa, e se a linguagem que usa se assemelha à da sua empresa.

 

Imagine que você é dono de uma escola de tecnologia voltada para crianças. Um influenciador mirim, expert em games e afins, tem muito mais chances de alcançar o seu público. Já outro com uma página de dicas de viagem e turismo não vai fazer muita diferença. Concorda?

 

Então, procure estar onde o seu público também está!

 

3. Avalie o engajamento do influenciador digital

 

Antes de firmar uma parceria, é preciso avaliar o possível retorno que ela lhe trará.

 

Lembre-se dos objetivos que você traçou no seu planejamento de marketing digital e analise a relevância do influenciador. É neste momento que você deve acompanhar as redes sociais dele.

 

Veja em quais plataformas ele está presente. É onde o seu público também está? Acompanhe o envolvimento dos seguidores, pois a quantidade nem sempre diz tudo. É preciso observar o engajamento com curtidas, comentários e compartilhamentos, para saber a relevância do influenciador digital naquela rede. Saber quem realmente motiva o público é primordial para firmar uma parceria.

 

4. É hora de fechar a parceria

 

Nesta etapa, é preciso avaliar qual o orçamento de que sua empresa dispõe. Grandes influenciadores digitais, atualmente, cobram para fazer publicações. E os preços podem variar. Porém, existem muitos que fazem parcerias com amostras de produtos ou vouchers.

 

Procure os influenciadores que estão de acordo com o orçamento do seu planejamento de marketing digital.

 

PLANEJE

 

Lembre-se de que toda estratégia de marketing digital deve ser planejada antes de executada.

 

Tenha em mente que os influenciadores digitais não irão atingir todo o seu público. É preciso alinhar outras estratégias em conjunto.

 

E não se esqueça: o conteúdo divulgado por eles deve ser relevante para o seu lead!

 

As pessoas buscam os influenciadores digitais para avaliações, dicas e até mesmo críticas. Use esse espaço para mostrar coisas relevantes da sua marca.

 

Na ETC Comunicação, trabalhamos com influenciadores específicos para cada cliente. Quer saber qual influenciador digital pode alavancar a sua relevância online? Entre em contato com a gente e monte já o seu planejamento de marketing de influência.

 



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