20ª edição do FESTCURTASBH tem temática sobre ‘Cinema Negro’

25, jul 2018


O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH realizado pela Fundação Clóvis Salgado, chega à 20ª edição tendo como temática curatorial o Cinema Negro. O evento será realizado de 10 a 19 de agosto, no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes.

Serão exibidos 137 filmes, de 70 países e de doze estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Para esta edição do Festival, foram recebidas 2.518 inscrições, sendo 405 brasileiras e 2.113 estrangeiras. Durante os dez dias de evento, o público terá acesso a uma amostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional, bem como de filmes reunidos em torno da temática do Cinema Negro.

O FESTCURTASBH busca valorizar a produção curta-metragista em seus diversos contextos e abordagens, possibilitando reflexões sobre a contemporaneidade. Sua realização permite ao público acompanhar como as produções em curta-metragem têm expressado de forma inquieta e inventiva os processos históricos, urgentes e emergentes.

MOSTRAS COMPETITIVAS, PARALELAS E ESPECIAIS – Os filmes selecionados serão exibidos nas Mostras Competitivas: Minas (9 filmes), Brasileira (17 filmes) e Internacional (17 filmes); e Mostras Paralelas: Atravessamentos (cinco filmes), Extravasamentos (seis curtas), Mulher – Corpo Político (quatro filmes), Juventudes (14 curtas), Animação (13 filmes), Infantil (14 filmes) e Maldita (quatro curtas).

O Festival promoverá ainda três Mostras Especiais. A primeira “Cinema Negro – Capítulos de uma História Fragmentada” (25 filmes) terá curadoria do crítico de cinema e pesquisador Heitor Augusto. A segunda, será dedicada à filmografia da cineasta e produtora ganesa-americana Akosua Adoma Owusu, e exibirá nove filmes. A terceira, “Tributo a Safi Faye” exibirá quatro filmes da diretora de cinema e etnóloga senegalesa que foi a primeira mulher da África Subsaariana a dirigir um filme comercialmente distribuído (“Kaddu Beykat”, lançado em 1975). Ao longo de sua carreira, Faye dirigiu vários documentários e filmes de ficção com foco na vida rural no Senegal.

Todos os filmes exibidos no FESTCURTASBH (exceto das Mostras Especiais) serão disponibilizados também em cabines individuais durante todo o evento. A programação completa está disponível no site.

 

SERVIÇO

20º FESTCURTASBH
Data: 10 a 19 de agosto
Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte / MG
Programação e Informações: http://festivaldecurtasbh.com.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
Júnia Alvarenga – junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br – (31) 3236-7312 / 7419

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ETC COMUNICAÇÃO
(31) 2535-5257 | (31) 99120-5295
Luciana d’Anunciação – luciana@etccomunicacao.com.br
Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br
Letícia Carvalho – leticia@etccomunicacao.com.br



Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *