E-mail marketing não morreu!

11, out 2018


Na era do WhatsApp e das redes sociais, o e-mail marketing está fadado a desaparecer, certo? Errado.

 

Com as novas plataformas de automação, é possível segmentar os envios e evitar que os e-mails sejam denunciados como spam. E essas estratégias de disparos, cada vez mais aprimoradas e certeiras, possibilitam um planejamento de comunicação mais efetivo e direcionado. Sem falar que essas ferramentas conseguem analisar os resultados dos envios, permitindo sempre repensar as estratégias.

 

email marketing

O e-mail marketing não morreu

 

Por isso, usar o e-mail marketing é fundamental para ampliar as interações com os seus leads. (Perdido com o que é lead? Veja nosso glossário do marketing digital). Com ele, fica mais fácil fidelizar o cliente, divulgar serviços e produtos, além de aumentar as vendas. Entenda como, em três passos bem simples.

 

1. Conquiste o seu mailing

Antes de tudo, é preciso conquistar uma base de leads. Ou seja, o plano de comunicação deve prever ações anteriores que estimulem as pessoas a cadastrarem seu e-mail voluntariamente.

 

Para isso, é sempre bom oferecer algo em troca, seja um e-book, acesso a um webinar ou uma amostra do produto. Esse primeiro passo irá determinar o restante da sua estratégia de e-mail marketing. Por isso, fique atento: ofereça algo verdadeiro e segmente os leads de acordo com aquilo que eles realmente procuram. Não compre mailing e não faça promessas que não pode cumprir. Sua estratégia ainda está só no início, há muito o que conquistar.

 

2. Construa um bom relacionamento

Com sua lista de e-mails em mãos, é hora de construir o relacionamento com o seu lead.

 

Em primeiro lugar, ofereça conteúdos relevantes para fidelizá-lo e trabalhe temas direcionados para cada segmentação. Em segundo, ter uma identidade visual também é importante para que o lead associe a sua marca ao que está lendo. E textos curtos e chamativos prendem mais a atenção, além de provocarem maior envolvimento com o conteúdo oferecido e permitirem usar o e-mail para levar o lead ao seu site.

 

No caso da venda de um produto ou serviço, use o e-mail marketing para obter um feedback. Após o primeiro retorno, ofereça algo mais, um desconto ou uma oportunidade de conhecer melhor os seus serviços. Tenha sempre em mente que você deve fidelizar o seu cliente e prolongar a relação com ele. Assim, poderá sempre oferecer mais e atualizá-lo das novidades.

 

3. Seja frequente, porém nem tanto

Um bom relacionamento se mantém pela frequência do contato, certo? Nas estratégias de e-mail marketing, vale o mesmo. Se você parar de conversar com o seu lead, é bem possível que perca o engajamento.

 

O segredo, então, é planejar para que um e-mail complemente o outro. Os conteúdos sempre devem manter o interesse do interlocutor. Mandar mensagens insistentemente, no entanto, pode provocar o descadastro do lead, e você indo parar na caixa de spam. Pense: quem gosta de receber e-mails de uma mesma loja todos os dias?

 

Por isso, é fundamental ter bem claro o seguinte: sua empresa tem conteúdos relevantes para manter uma frequência semanal, quinzenal ou mensal? Não existe uma resposta única, nem uma fórmula universal. Para que sua estratégia de e-mail marketing seja bem-sucedida, é preciso planejar e testar.

 

E ter uma equipe que acompanhe e produza conteúdos para a sua empresa é importante para que o efeito não seja contrário. Usar os e-mails de forma correta é essencial para aumentar suas vendas. A ETC, além de ter um time especializado em planejamento de marketing, é parceira da RD Station. Com essa ferramenta, é possível automatizar e analisar os envios para sempre aprimorar as aproximações dos leads. Venha conversar com a gente e montar um planejamento de acordo com suas demandas!



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