Como fazer um planejamento de marketing digital ?

19, out 2018


Não importa o tamanho do seu negócio, ter um bom planejamento de marketing é essencial para alavancar as vendas. Com um plano de comunicação, você pode controlar suas ações futuras, medir gastos, projetar objetivos e analisar os resultados das suas estratégias.

 

Mas o que é um planejamento de marketing? Ele é o documento que complementa o seu plano de negócios. Nele, é preciso detalhar as ações a serem realizadas para alcançar os objetivos de marketing e vendas. Você pode fazer um plano para um produto específico, um serviço ou até mesmo para a empresa como um todo.

planejamento de marketing

Determine datas e prazos para o seu planejamento de marketing

 

Para saber como, veja nossas dicas e monte o melhor planejamento de marketing, independentemente do tipo e tamanho do seu negócio.

 

1. Analise o mercado

 

Pesquise sobre a concorrência e entenda quais são os seus aspectos competitivos. É preciso saber seus pontos positivos e negativos em relação ao mercado. Essa análise vai mostrar em que patamar o seu negócio está e aonde quer chegar.

 

Ter essas informações é essencial para um plano de marketing. Assim, você poderá traçar objetivos claros e criar expectativas reais.

 

2. Analise seu público

 

Além de entender o mercado, é preciso conhecer o seu público. Com quem sua empresa conversa hoje, e quem você quer alcançar? Monte sua persona (veja o nosso glossário de marketing) e descubra em quais canais o seu público está, qual linguagem usar e quais conteúdos produzir.

 

Sabendo com quem quer se comunicar, já é possível traçar as estratégias. O seu planejamento de marketing está começando a alçar voo!

 

3. Questione-se

 

Agora, é o momento de se perguntar: onde quero chegar? E quais estratégias usar para ir até lá? É aqui que você deve determinar as ações a serem executadas no seu planejamento.

 

Lembre-se das etapas do Inbound Marketing. O seu plano de comunicação deve contar com estratégias para o topo, meio e fundo de funil. Separe as ações que deverão estar em cada etapa. Pergunte-se: quais conteúdos produzir para atrair minha persona? Quais canais usar? Quantas postagens devo fazer nas minhas redes sociais? O que oferecer nas minhas landing pages? Quais estratégias usar para manter um bom relacionamento pós-vendas?

 

Com a pesquisa de mercado e sua persona em mãos, é mais fácil entender quais ações realizar. Determine prazos e deixe tudo registrado. O próximo passo é analisar.

 

4. Mensure e analise

 

Tenha em mente que seu planejamento de marketing é um eterno teste. As estratégias elaboradas devem sempre ser repensadas e analisadas.

 

Por isso, é preciso um plano prévio. Mensurar os resultados é a forma de aprimorar suas estratégias seguintes. Trabalhe sempre um objetivo de cada vez e, assim que alcançá-lo, siga para o próximo.

 

Ter uma equipe que acompanhe seu plano de marketing do início ao final é essencial, e necessário para entender quais estratégias tiveram sucesso ou não. Procure sempre por especialistas em comunicação para elaborar e executar ações que vão fortalecer sua presença, online e offline.

 

A ETC Comunicação está de portas abertas para te ajudar nisso! Venha nos conhecer e projetar um futuro melhor para suas vendas.

 



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