fbpx

Precisa escrever e a criatividade desapareceu?

abr 1, 2015


Uma agência de comunicação é um ambiente, por natureza, que respira criatividade. Mas os momentos de “branco” ou “bloqueio” também acontecem. Para tentar driblá-los, exercitar a criatividade é essencial. Reunimos algumas dicas para aumentar o repertório criativo dos profissionais criadores de conteúdo escrito. Qual a sua técnica favorita?

 

• Leia algo muito bem escrito
Parece bem básico, mas faz diferença: se você quer escrever melhor, precisa ler material de qualidade. Cerque-se de vários tipos de textos (literários, jornalísticos etc.), mas certifique-se que sejam bem escritos!

• Leia algo engraçado
Pequenas pausas para acessar conteúdo humorístico não fazem mal. Quando rimos, nos sentimos mais relaxados e podemos produzir mais rapidamente, livremente e, claro, de forma mais criativa.

• Leia algo fora do seu nicho de atuação
Se você é especializado em conteúdo automotivo, leia um pouco sobre dicas de saúde e bem-estar, por exemplo. Amplie seus conhecimentos e, principalmente, aproveite o momento para analisar elementos bacanas daquele texto que podem ser utilizados no seu trabalho.

• Releia algo que você escreveu no passado
Reveja sua estrutura de texto, seus pontos fortes e fracos. Compare com sua produção atual e tente formular melhorias possíveis. Evoluir é necessário!

• Escreva diariamente por, pelo menos, 30 minutos
A dica mais preciosa desse levantamento: para escrever melhor, escreva mais. Quando escrever se torna um hábito, seu cérebro se prepara melhor para a maratona criativa que o exercício de escrita demanda. Escreva todos os dias, mas se dê o final de semana para descansar.

• Esforce-se para conversar mais
Seja sociável! Transfira suas habilidades de texto escrito para as conversas face a face. Exercite suas habilidades de comunicação como um todo.

• Dê uma volta
Estudos já comprovaram que um pequeno passeio nos ajuda a pensar melhor. Não se trata de uma volta para desenvolver um brainstorming; só se dê um tempo para relaxar e pensar em qualquer outra coisa que não seja o material que você está desenvolvendo. Faça uma tentativa e aproveite as novas ideias que surgirão naturalmente.

• Escreva rápido
Já ouviu aquela máxima ‘escreva rápido, edite devagar’? É bem simples: a mente gera pensamentos bem mais rápido do que seus dedos escrevem ou digitam. Tente desenvolver sua habilidade de transcrever suas ideias com mais rapidez; com isso, você evita o risco de perder o fio da meada. As correções e edições podem ser feitas com calma e atenção depois.

• Esclareça suas dúvidas gramaticais
Se tiver alguma questão, tente descobrir a resposta para ela o quanto antes. Não publique um texto se você não tem certeza de tudo que está sendo apresentado. Use dicionários online ou sites especializados em dicas ortográficas e gramaticais. Provavelmente o aprendizado ficará marcado na sua memória e você não precisará consultar esses recursos uma segunda vez.

Fonte: Hubspot Brasil

 

 


Sobre a ETC:
A ETC Comunicação Empresarial foi criada em 2001 em BH (MG) com o objetivo de ser a melhor agência de comunicação empresarial, assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de conteúdo para mídia impressa e web, relações públicas, gerenciamento de redes sociais, publicidade e propaganda. Atualmente, é uma das mais reconhecidas agências do gênero no estado de Minas Gerais.  


ETC Comunicação Empresarial
R. Alvarenga Peixoto, 1408 – Salas 1103 | 1104
Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG



Open chat