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Consultoria especializada revela falhas comuns no processo de reparação automotiva

fev 19, 2015


Serviço lançado de forma pioneira no Brasil atesta que, frequentemente, veículos são reparados de forma irregular, colocando em risco a vida de passageiros

Há cerca de um ano, Belo Horizonte passou a sediar a primeira consultoria especializada em atestar a segurança de veículos reparados. O projeto nasceu da expertise dos engenheiros mecânicos Guilherme Brandão e André Fagundes, que, juntos, fundaram a Confiar, empresa pioneira em consultoria automotiva no Brasil. Seu principal serviço é verificar as condições de segurança dos carros. Os consultores prestam atendimento in loco e realizam as análises detalhadas com o uso de instrumentos modernos, capazes de detectar a extensão dos danos em caso de colisão ou as sequelas de um reparo que, via de regra, são invisíveis a olho nu.

A situação que inspirou a abertura da empresa pode acontecer com qualquer um: quando um carro é avariado, os motoristas recorrem às seguradoras (quando têm esse serviço contratado) para a solução de seu problema. No entanto, algumas empresas desse ramo visam o lucro acima da prestação de serviço a que se propõem. Como resultado, indicam oficinas que fazem a substituição ou conserto de peças irreparáveis, ignorando a segurança do usuário e a necessidade da confirmação da perda total do automóvel. Esta prática pode comprometer a estrutura do veículo, colocando em risco a segurança do condutor e passageiros. O principal prejudicado na ponta desta cadeia é o próprio consumidor, já que a maioria não tem conhecimento técnico para argumentar um reparo sugerido por uma oficina ou aprovado pela empresa de seguros.

Após uma profunda análise do mercado, os sócios detectaram que na Europa e Estados Unidos já existem ONGs, empresas e órgãos de defesa do consumidor especializadas em reparação automotiva. “Assim como nós da Confiar, o foco principal destas empresas é a preservação da vida, garantindo a segurança dos usuários de veículos”, explica Guilherme.

 

Em quem confiar?

Os empresários já estiveram no mesmo papel de segurados, assim como seus clientes. Sendo ambos graduados em Engenharia Mecânica e atuando na área de reparação, ao longo dos anos passaram a criticar os processos mecânicos utilizados. “Aprofundando nossas análises, tendo como referência principal os manuais de reparação dos próprios fabricantes de veículos, identificamos uma série de não conformidades na intervenção de reparação praticada pelo mercado”, explica André Fagundes.

A Confiar oferece um serviço exclusivo em Belo Horizonte – e a clientela já chega a outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Trata-se da análise veicular abrangendo vários aspectos: avaliação do dano sofrido pelo carro em caso de colisão, dos reparos já realizados no veículo e até mesmo inspeção de um veículo usado que está na iminência de ser adquirido por outro dono. O resultado dessa avaliação é um laudo técnico que oferece ao motorista melhores condições para entender a situação estrutural de seu carro.

Outro destaque do trabalho realizado pela empresa é a elaboração de um laudo capaz de apontar a perda total do veículo. O diferencial desse documento é que, de posse dele, o motorista pode solicitar o cumprimento dos seus direitos junto à seguradora. Quando identificada a perda total, o proprietário tem que ser indenizado conforme as condições do seu contrato de seguro – que, normalmente, se baseia na tabela FIPE.

De acordo com os sócios, uma das maiores dificuldades da área é a divulgação das práticas comumente aplicadas durante a reparação dos veículos e dos efeitos nocivos na segurança do veículo. Segundo Fagundes, o consumidor não tem conhecimento técnico sobre o assunto e não sabe a quem recorrer. Oficinas, concessionárias e seguradoras nem sempre adotam práticas saudáveis à defesa do direito dos consumidores. No entanto, acusar todas as empresas seguradoras de prestar um serviço duvidoso não é ético e nem corresponde à realidade.

Segundo os consultores, uma seguradora responsável, quando confrontada com o relatório técnico, reavalia criteriosamente os processos aplicados. A partir daí, pode tomar as providências necessárias para corrigir os problemas ou optar por ressarcir o cliente. “É essencial que tenhamos as oficinas e seguradoras como aliadas na luta pela segurança nas ruas”, ressalta Guilherme.

 

Cases
A seriedade e comprometimento com que a consultoria da Confiar trabalha já comprovou a necessidade de um diagnóstico de perda total, mesmo após o reparo do veículo e sua devolução ao proprietário. Foi o que aconteceu com o consultor empresarial em Recursos Humanos (RH), Paulo César da Cruz. Após sofrer uma colisão e passar por reparos, o carro de Paulo ainda apresentava vários problemas decorrentes da colisão e do processo de reparação. Então, o consultor contratou o serviço de Análise de Reparo da Confiar para comprovar que os serviços não haviam sido realizados da maneira corretas. “Se não fosse o relatório da Confiar, que comprovou os danos no meu automóvel, eu não teria sido indenizado integralmente e ainda estaria dirigindo um carro inseguro”, garante.

Já o gerente de projetos Felipe Maurício Januário Ribeiro contratou os serviços de Análise de Avaria e Análise de Veículo. No primeiro serviço, o cliente conseguiu que seu carro acidentado fosse dado como Perda Total, recebendo o valor do carro pela tabela FIPE. Depois, o gerente de projetos fez uma pesquisa de mercado para adquirir um carro usado e contratou a Confiar para fazer a análise do automóvel antes de fechar negócio. “A avaliação foi perfeita e precisa, pois eles apontaram algumas coisas que passaram despercebidas por mim, como um leve amassado no porta-malas, mas que não afetou a estrutura. Com isso, eu tive tranquilidade na negociação adquirindo um veículo seguro”, revela.

Breve histórico profissional dos consultores da Confiar:
Engenheiro Guilherme Brandão: trabalhou durante mais de 20 anos no segmento industrial. Os últimos 10 anos foram dedicados ao segmento de corte e solda metálica especialmente aplicados no mercado siderúrgico. A expertise na área de solda e corte agrega especial valor ao analisar estes processos e seus desdobramentos durante a reparação veicular.

Engenheiro André Fagundes: sempre trabalhou no segmento de reparação automotiva. Desempenhou diversos cargos e funções em grandes oficinas e concessionárias de várias marcas, das quais destacam a VW, Honda, Renault, Nissan, Audi e Fiat, englobando veículos nacionais e importados.

Mais informações: www.bateuduvida.com.br
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