fbpx

Com recorde previsto para 2014, turismo no Brasil requer atenção antes de fechar pacotes

jan 27, 2014


Conheça os cuidados essenciais antes de fechar negócio com agências de viagem

Com o verão, o período de férias e a proximidade do carnaval a procura por destinos turísticos nacionais se intensifica. Pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revela que mais de 74% da população planejou algum tipo de viagem para esta estação do ano e devem escolher um destino nacional. Com a proliferação de agências de viagem no País, nem sempre a qualidade acompanha essa expansão. Por isso, todo cuidado é pouco. Confira algumas dicas.

“Temos percebido um aumento considerável de agências de viagem em Minas e nos demais estados da Região Sudeste. A informalidade de uma parte delas nos preocupa, por isso o consumidor precisa estar atento ao adquirir pacotes de viagem tanto para destinos nacionais quanto para o exterior. Só em Minas Gerais, estima-se mais de 4 mil empresas ou microempreendedores operando com turismo”, destaca Eugênio Aguiar, presidente do Sindetur-MG.

Mudança nos hábitos do turista, que cada vez mais compra pacotes de última hora, o que tem levado a uma oferta excessiva e preços bem atrativos. “Nem sempre o turista está atendo a detalhes que fazem bastante diferença, como seguro de viagem, taxas no caso de remarcação de voos e hotéis, sem falar na marcação e confirmação dos serviços contratados”, complementa.

Sites de compras coletivas

Com a proliferação dos sites de compra coletiva, as viagens de férias ficaram ainda mais acessíveis, com condições facilitadas de pagamento e preços reduzidos. Mas é fundamental verificar várias informações com a agência contratada.

Ligue para a empresa e confira todos os itens listados no pacote ofertado, peça email comprovando os serviços, produtos e contrato, além de verificar com conhecidos e amigos se conhecem e usaram os serviços do fornecedor. Outra recomendação é verificar se o prestador não tem reclamações em sites de queixas na internet ou mesmo no Procon e ficar atento ao tipo de reclamação.

Compras direto com a agência

Muitos consumidores optam pela compra diretamente com a loja física, mas nem sempre isso é garantia de não ter “dor de cabeça”. “Muitos turistas têm problemas com reservas de voos e hotéis. A dica é sempre verificar diretamente as reservas e, com o localizador das passagens, confirmar junto à companhia aérea”, instrui Eugênio Aguiar, presidente do Sindetur-MG.

Pacotes de viagens

Ao fechar um pacote de viagens, o consumidor deve prestar bastante atenção aos detalhes, se eles discriminam meio de transporte (aéreo, marítimo ou terrestre), o nome da companhia; horário de embarque da ida e da volta; se há traslado na chegada; o nome e a categoria do hotel; o padrão de conforto do quarto e se o serviço contratado inclui refeições. Alguns pacotes incluem passeios pelos destinos, que também devem estar discriminados.

Informações claras e disponíveis

“Como proceder no caso de remarcação de voos, além de informações gerais e sobre documentos necessários para uma viagem nacional ou internacional devem ser fornecidos pela agência contratada. Uma empresa séria se preocupa com a qualidade do atendimento e preza pelo cliente e sua viagem. Por isso, desconfie quando a empresa não informar coisas simples”, finaliza Aguiar.

Sobre o Sindetur-MG 

Durante várias décadas empresários mineiros aspiravam criar um órgão que, oficialmente, representasse as empresas de turismo no Estado. Em junho de 1986, foi criada a Associação das Empresas de Turismo que deu origem ao Sindetur-MG, 6º sindicato de turismo do Brasil. Em fevereiro de 1987, a Associação, por meio de uma assembleia foi transformada em Sindicato. Em agosto deste mesmo ano, foi publicada a carta sindical no Diário Oficial da União oficializando a entidade como órgão representativo das empresas de turismo na base territorial do Estado.

Dentre os objetivos do Sindetur-MG estão: constituir-se em foro permanente de debates e discussões dos problemas do mercado de turismo, visando o aprimoramento dos empresários do turismo; prestar serviços de consultoria de natureza jurídica, econômica, técnica e cultural para as associadas; tomar iniciativas políticas e estratégicas que abriguem as reivindicações da categoria empresarial; firmar convênios, acordos e parcerias com os diversos órgãos públicos e privados.



Open chat